5 dicas para implementar o Scrum no seu time!

porLuis Augusto Moretto

5 dicas para implementar o Scrum no seu time!

untitled-1

Muitas organizações estão se conscientizando dos inúmeros benefícios de Metodologias Ágeis. Se você chegou até aqui é porque deve estar se perguntando eu quero implementar o Scrum e quero ser ágil em meus projetos. Mas, por onde começar?

Quais são os passo que você precisa tomar, a fim de seguir o caminho Agile?

Neste artigo vou te apresentar 5 dicas de valor na hora de implementar o Scrum como método ágil para o gerenciamento de projetos. Estas dicas se mostraram de extremo valor em diversos projetos sempre com o foco na geração de valor para o cliente.

1) Crie um Ambiente de Trabalho Colaborativo

Crie um ambiente de trabalho colaborativo! Para isso o ambiente deve propiciar a comunicação, a colaboração e a transparência.  Assim devem ter quadros nas paredes, canetas, e postit para anotar e comunicar as tarefas do Sprint de forma transparente. A essência do Agile é ter um modelo de comunicação e colaboração com o time e com os stakeholders do projeto;

2) Organize e Priorize o Backlog do Projeto

O Product Owner precisa saber o o valor gerado ao cliente de cada requisito ou User Story que está na lista de backlog e ele não está preocupado com o que será necessário para o desenvolvimento. Os prazos são uma tarefa exclusiva da equipe e só ela pode definir; É aconselhável utilizar o resultado da última Sprint como parâmetro para o planejamento da próxima.

3)Utilize o refinamento para entendimento das histórias

Refinamento das User Stories reduz as dúvidas técnicas e dúvidas de negócio. Essa atividade favorece ao Time de Desenvolvimento planejar a próxima Sprint de forma produtiva. Recomenda-se mapear possíveis impedimentos e trabalhar para evitar que eles ocorram.

4) Trabalhe Sempre com o Conceito de Timebox

No Scrum cada evento tem um tempo máximo pré-determinado para sua realização. Este conceito é chamado de Timebox. Isto assegura que o tempo do projeto seja maximizado. Ou seja :Reuniões focadas e objetivas; Equipe focada nos artefatos a serem entregues; Evita-se procrastinar as tarefas de serem feitas, pois além há um tempo limite para sua realização; Valorização do tempo de trabalho da equipe; e Dedicação exclusiva para a atividade dentro do time-box.

5) Monitore o Progresso com o Burndown chart

O progresso realizado pela equipe de desenvolvimento deverá sempre ser atualizado e monitorado através do burndow chart. Com isso é possível avaliar diariamente no daily meeting atualizando o gráfico e monitorando o progresso.

Conclusão

Além disso tenha claro que o conceito Ágil promove a inovação dentro da equipe. Assim o time é auto-organizado o que significa alto grau de engajamento e  busca continua de métodos, técnicas e ferramentas para promover a produtividade, a qualidade, maximizar os resultados, o valor e a geração de ROI.

Concluindo, o Scrum é um método de gerenciamento ágil que deve ser implementado em conjunto com o XP – Extreme Programming. Diria analogamente, que os dois em conjunto seriam como um tratamento médico onde são ministrados dois medicamentos para uma cura. O primeiro trata da agilidade na gestão e o segundo da agilidade no desenvolvimento!