Adicionar notificações por push ao seu aplicativo

porLuis Augusto Moretto

Adicionar notificações por push ao seu aplicativo

Tutorial Push Notifications OneSignal Cordova WordPress

Adicionar notificações por push ao seu aplicativo possibilita que você envolva-os usuários com eficiência usando conteúdo personalizado e relevante. As APIs  de Push Notification abrem um novo mundo de possibilidades para você engajar os usuários.

Serviço de Notificações Onesignal

O OneSignal é um serviço  gratuito de notificações push para os seus aplicativos. Permite ADICIONAR NOTIFICAÇÕES POR PUSH AO SEU APLICATIVO de forma simples e rápida.

Também  suporta notificações push via Web usando sua API Web Push, que permite aos usuários escolher receber notificações push personalizadas de sites em seus PCs, tablets ou Smartphones.

O serviço oferece diversos recursos como segmentação de usuários,  configurar uma mensagem Push em múltiplos idiomas e enviar o Push conforme a em que o usuário do dispositivo está.

Tem um plugin para o WordPress que fica fácil configurar Push em seu Website em apenas 5 minutos

plugin onesignal cordova

A implementação do serviço de push no cordova requer a instalação do componente onesignal-cordova-plugin. Para instalar o plugin basta executar o seguinte comando no seu terminal:

  • npm i onesignal-cordova-plugin

Após instalar o plugin basta adicionar um trecho de código ao seu projeto e configurar a chave de seu APP  conforme o exemplo abaixo:

window.plugins.OneSignal
  .startInit("YOUR_APPID")
  .handleNotificationReceived(function(jsonData) {
    alert("Notification received:\n" + JSON.stringify(jsonData));
    console.log('Did I receive a notification: ' + JSON.stringify(jsonData));
  })
  .endInit();

onesignal wordpress

OneSignal fornece uma solução completa de notificação push para blogs e sites WordPress. Mais de 175.000 desenvolvedores e comerciantes, incluindo algumas das maiores marcas e sites do mundo. 

Após a configuração, os visitantes podem optar por receber notificações de envio da área de trabalho quando você publicar uma nova postagem e os visitantes recebem essas notificações mesmo depois de deixarem o site.

Cada vez que você enviar um post vai enviar também um Push com a imagem de destaque como icone e o título e link do post para seus usuários ativos.

Basta configurar suas chaves e seu wordpress estará habilitado para enviar Push.  O ideal é que seu site esteja rodando sobre o HTTPS para que o browser nao precise apresentar um Popup. Assim basta aceitar as notificações na parte superior esquerda do navegador ao lado da URL.