Agile Definition of Done - Aplicando DOD no seu time Scrum | Morettic

Agile Definition of Done – Aplicando DOD no seu time Scrum

porLuis Augusto Moretto

Agile Definition of Done – Aplicando DOD no seu time Scrum

A Agile Definition Of Done – DoD é um acordo formal do Scrum que define claramente quais são os passos mínimos para a conclusão de uma tarefa do Sprint Backlog. Na prática consiste na definição dos critérios de aceitação de cada User Story

Serve como um contrato entre os desenvolvedores, Scrum Master e o Product Owner, garantindo que todos os artefatos produzidos na iteração estarão dentro dos padrões de qualidade estabelecidos. É uma forma de se buscar a excelência, especialmente em um cenário multidisciplinar.

Devemos compartilhar os critérios de definição de DOD para garantir a qualidade dos entregáveis do Sprint Backlog.

DOD – Definição de Concluido

A definição de concluído (DoD) é quando todas as condições ou  critérios de aceitação  que um produto de software deve atender são atendidas e prontas para serem aceitas por um usuário, cliente, equipe ou sistema consumidor. 

Devemos atender à definição de feito para garantir a qualidade. Reduz o retrabalho, impedindo que as histórias de usuários que não atendem à definição sejam promovidas para ambientes de nível superior. Isso impedirá que os recursos que não atendem à definição sejam entregues ao cliente ou usuário.

Histórias dos Usuários

O uso mais comum do DoD – Agile Definition of Done é no nível da equipe de entrega. Concluído nesse nível, o Dono do produto analisou e aceitou a história do usuário. Uma vez aceita, a história do usuário “concluída” contribuirá para a velocidade da equipe. Você deve atender a todos os critérios definidos ou a história do usuário não foi concluída.

Exemplos de DoD da história do usuário:

  • Testes de unidade aprovados
  • Código revisado
  • Critérios de aceitação atendidos
  • Testes funcionais aprovados
  • Requisitos não funcionais atendidos
  • O proprietário do produto aceita a história do usuário

Considerações

Por que “DOD – Agile Definition Of Done” é tão importante? Bem, o trabalho incompleto tem um hábito desagradável de aumentar, e sem visibilidade de quanto esforço realmente resta, o déficit pode rapidamente sair do controle. 

A tirania do trabalho que está  quase pronto , mas não está  realmente pronto, pode colocar uma equipe em servidão a dívidas técnicas. 

Os membros da equipe são obrigados a pagar o “déficit de liberação” a taxas de juros compostos, à medida que fica cada vez mais difícil com cada Sprint trazer esse trabalho incompleto e incompleto para um estado utilizável e liberável.