Aplicativo Web Progressivo (PWa) tendência para 2019

porLuis Augusto Moretto

Aplicativo Web Progressivo (PWa) tendência para 2019

Introdução

Atualmente, o desenvolvimento de software tem alta demanda por desenvolvedores. Embora isto não seja novidade, houve um aumento significativo nos últimos dois anos com o advento de tecnologias como os Aplicativos Web Progressivos.

O que é um Aplicativo Web Progressivo?

Aplicativo Web Progressivo

Aplicativo Web Progressivo

Os sites ou páginas da Web que parecem e funcionam como aplicativos móveis nativos ou aplicativos convencionais são conhecidos como aplicativos da Web progressivos (PWAs).

Os PWAs fornecem benefícios da experiência móvel, juntamente com os recursos da tecnologia de navegadores.

O Gartner contava os PWAs como uma tendência de desenvolvimento de software em 2017 e é provável que continue como uma tendência em 2019, uma vez que esses aplicativos são menos complexos de desenvolver e manter em comparação com aplicativos móveis convencionais.

Comportamento de um PWA

Os PWA são instaláveis ​​e podem ser exibidos na tela inicial do usuário, sem a necessidade de uma loja de aplicativos.

Eles oferecem uma experiência imersiva em tela cheia com a ajuda de um arquivo de manifesto de aplicativo da web e podem até mesmo envolver novamente os usuários com notificações push da web.

O Manifesto da Web App permite que você controle como seu aplicativo aparece e como é lançado. Você pode especificar os ícones da tela inicial, a página a carregar quando o aplicativo é iniciado, a orientação da tela e até mesmo mostrar ou não o cromo do navegador.

Motivos para aderir a tendência

A criação de um Aplicativo Web Progressivo de alta qualidade traz benefícios incríveis. Aumenta a satisfação de seus usuários, o engajamento e as conversões.

A capacidade de proporcionar uma experiência de uso fantástica ajudou o AliExpress a melhorar as conversões para novos utilizadores em todos os navegadores em 104% e no iOS em 82%. A consequência foi o aumento do faturamento do negócio!

Happy Coding 😀