Automação de processos com Tecnologia da Informação

porGabriela Gestão Click

Automação de processos com Tecnologia da Informação

4 exemplos de automação de processos com tecnologia

Se você é empreendedor ou gestor de uma empresa com certeza passa boas horas do seu dia buscando formas de aumentar a visibilidade do seu negócio e também de torná-lo mais rentável.

Existem inúmeras maneiras de conseguir bons resultados para esse objetivo, mas certamente a maioria delas passa pela automação de processos, através do uso de recursos tecnológicos disponíveis no mercado.

Tirar a empresa da acomodação e colocá-la em um lugar de destaque nesse mercado extremamente competitivo é necessidade para que o negócio cresça e alcance os resultados esperados.

A automação de processos é parte de uma gestão de inovação, que se preocupa em melhorar a rotina e as operações da empresa, e isso contribui ativamente também para o sucesso.

Isso porque melhorar a eficiência do trabalho, reduzir o desgaste dos colaboradores e reduzir os custos interferem bastante no dia a dia e, principalmente, nos resultados da empresa.

E se você pensa que a tecnologia não pode ser utilizada por pequenas empresas, ou que a inovação exige um alto investimento, está enganado. Mesmo as pequenas e médias empresas podem contar com recursos próprios para suas necessidades, e com valores bastante acessíveis.

O que é automação de processos?

Automação de processo pode ser entendida como a integração da tecnologia à rotina da empresa, de forma a ajudar todos os participantes dela a trabalharem de maneira mais eficiente.

A principal utilização é em processos burocráticos e repetitivos, que não exigem análises e que são bastante suscetíveis a erros e retrabalho, atividades exaustivas.

Ela tem como finalidade simplificar e agilizar a execução de tarefas, gerando economia de tempo e de recursos para a empresa.

Principais benefícios da automação de processos

Cada vez mais empresas descobrem a importância de utilizar a tecnologia em favor de seus negócios e já sentem os benefícios, que são vários, e acabam se tornando mais competitivas no mercado. Veja quais são os principais benefícios:

  • Aumento da produtividade
  • Integração entre setores e processos
  • Padronização de serviços
  • Facilidade de acompanhamento das atividades
  • Agilidade na identificação de falhas
  • Redução dos custos operacionais

Tipos de automação de processos

A automação de processos pode ser aplicada em diversos setores, contribuindo para o melhor aproveitamento do tempo dos funcionários, muitas vezes gerando a escalabilidade necessária para o crescimento da sua empresa.

  • Gestão de tarefas e projetos

Quando você tem uma equipe de funcionários pode ser difícil acompanhar o que cada colaborador está desenvolvendo, e ainda manter em dia os prazos e informações necessárias.

Utilizar um software de gestão de tarefas facilita já que é possível visualizar no que cada colaborador está trabalhando, assim como acompanhar os prazos e fornecer os dados importantes para o desenvolvimento de cada atividade. Tudo em tempo real e online.

  • Gestão empresarial

Como gestor ou empreendedor, certamente você sempre têm muitas atividades a serem acompanhadas e precisa estar constantemente atento às nuances do mercado e as implicações para a sua empresa.

Para desempenhar bem a sua função é preciso que todas as informações referentes à empresa estejam registradas e organizadas, caso contrário pode tomar decisões equivocadas que prejudicam o negócio.  

O uso de  um sistema de gestão empresarial facilita esse acompanhamento, já que eles integram os setores da empresa e as informações registradas são compartilhadas adequadamente com quem precisa dos dados.

O módulo de emissão de relatórios organiza todas as informações registradas nos setores de vendas, financeiro, estoque, fiscal, e outros, e realiza o agrupamento dos dados, gerando relatórios simples de serem analisados, e sempre atualizados em tempo real.

  • Comunicação com os clientes

Cada vez mais é importante estar acessível aos clientes, porém essa atividade costuma demandar bastante tempo. Mas a tecnologia também ajuda com recursos que permitem a criação de chats automatizados que conseguem interagir com o cliente sem a necessidade de um funcionário real.

Essa solução costuma eliminar bastante trabalho, e permite que o colaborador atenda apenas os clientes que realmente precisam de uma atenção especial.

  •   Marketing

O marketing hoje é item de primeira necessidade nas empresas. Saber quem são os seus clientes, o que eles esperam e como se relacionar adequadamente é fundamental para gerar boas vendas.

A automação de processos de marketing permite que sejam capturadas importantes informações sobre os clientes da empresa e organiza tudo para que os dados sejam utilizados para gerar mais resultados.

A automação de processos aparece como uma solução moderna e essencial para a maioria das empresas, sendo vista, muitas vezes, como uma ação estratégica e inteligente de gestão.