Dicas para Construir seu Chatbot no Messenger com IA

porLuis Augusto Moretto

Dicas para Construir seu Chatbot no Messenger com IA

C3po Facebook Messenger Chatbot

facebook chatbot e IA

A Inteligência Artificial ou IA tem potencial para aprimorar e permitir novas experiências . Esta tecnologia vem ganhando mercado e tendência da nova era: a Era da Cognição e Inteligência Artificial.

Nessa perspectiva o facebook criou diversas APIS para a comunidade construir seus agentes.

Quando você processa bilhões de postagens, comentários e imagens por dia (facebook, google, ibm watson), você precisa garantir que você esteja construindo os sistemas de AI mais eficientes do planeta.

Outros gigantes que vem investindo em IA são o Google com AI Experiments e a IBM com o Watson.

Isso é um indicador da tendência para 2017 em frente: Humanos e Robôs em Colaboração Dinâmica para a realização de tarefas intensivas em conhecimento!

Conheça então nossas dicas para a construção de seu Chatbot!

 

1) Definir os casos de uso

Definir o seu objetivo ou estratégia auxilia na construção de um Chat bot mais eficiente.

Você quer guiar seus usuários em seu e commerce? Ou deseja que seu chatbot faça recomendações sobre Filmes? Ou talvez realizar suporte ao cliente?

Há muitas tarefas que um chat bot pode realizar, assim é importante modelar os casos de uso para compreender o comportamento do mesmo.

2) simplifique

Faça um levantamento de todas as funcionalidades desejadas. A partir deste mapeamento identifique os requisitos prioritários. 

Com base nessas informações comece a desenvolver de forma interativa incremental. Analise,  Defina o escopo prioritário, implemente, teste, homologue e implante. Repita 😀 

Realize o lançamento das novas funcionalidades quanto estiver certo de sua robustez. 

3) defina sua audiência

Você está usando um chatbot com IA como uma ferramenta de aquisição de Leads?  Quem é o público que você está tentando alcançar? Novos clientes ou clientes existentes?

Os bots são ótimos para construir o seu público e fidelizar. O custo para adquirir um usuário no Messenger é significativamente menor do que o custo para adquirir um usuário nativo do aplicativo, pois é um espaço incipiente.

Quanto mais cedo você obtiver um bot no mercado melhor!

4) crie uma personalidade para seu chatbot

É importante pensar em criar uma personalidade para o seu bot com IA. Você deve pensar sobre como ele aborda seus usuários. Diz oi, oi, ei, o que há ou como você está?

Você não deve enganar os usuários para pensar que seu bot é um ser humano. Em vez disso, dê-lhe qualidades humanas, como um humor, para que as pessoas possam se identificar com ela.

Depois de ter estabelecido a voz do seu bot, comece a pensar sobre o tipo de conteúdo que deseja que ele entregue. É todo o texto? Ou uma combinação de texto, fotos, emojis e vídeos?

5) identifique os dados necessários

Chatbots são veículos muito poderosos para coletar dados dos Leads e você deve gastar tempo antes de lançar o seu bot para descobrir quais informações são mais valiosas para você.

Por exemplo, você precisa saber em que local no mundo eles vivem? Em caso afirmativo, peça seu código postal.

Ou talvez você seja uma marca de moda e as preferências do Lead por cor, modelo, tamanho, estampa, estilo aprendizagens são importantes para o lançamento e campanha de uma coleção de roupas.