Como divulgar sua empresa na internet

porHellen Gestão Click

Como divulgar sua empresa na internet

Em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, desde os pequenos empresários até as grandes organizações precisam estar atentas com sua presença digital. 

A internet é um imenso Shopping Center que fica aberto 24h por dia, 7 dias por semana, 365 dias no ano. Não ter presença online significa estar com as portas fechadas enquanto a sua concorrência está com o letreiro aceso. Não parece uma boa ideia não é?

O objetivo desta publicação é demonstrar a você que é empreendedor a importância de estar online e as melhores práticas para fazê-lo. É claro que este assunto renderia dezenas de linhas de texto, mas vamos resumir aqui as principais delas.

Planejamento

Esta é uma característica comum tanto para o marketing tradicional como para o marketing online ou marketing digital como é mais conhecido.

Antes de postar uma quantidade infinita de conteúdo, sem nenhum tipo de planejamento ou critério, você precisa primeiro planejar.

Qual é o seu público-alvo? Sua empresa tem isso bem definido? Quais são os interesses em comum deste público e onde está a sua presença online? 

Ele é presente nas redes sociais? Qual é a sua rede preferida?

Todas essas questões precisam ser decididas e planejadas antes de iniciar no marketing online, pois desta forma você estará utilizando os recursos de maneira inteligente e direcionada.

Marketing de Conteúdo

Agora que você já identificou que precisa de um planejamento e de uma estratégia para encontrar o seu público-alvo, é preciso ser notado por ele. E qual é a melhor forma de ser notado? Criando conteúdo que seja do seu interesse.

A lógica do marketing nos últimos anos foi alterada devido ao amadurecimento do consumidor. Antigamente, se oferecia o produto e o cliente precisava adquiri-lo para verificar a sua eficácia.

Hoje, o consumidor quer primeiro ter certeza de que você pode resolver o problema dele antes de contratar o seu produto ou serviço. A oferta é muito grande, portanto você precisa criar uma razão para que ele confie na sua empresa.

Quando o seu perfil ou blog oferece conteúdo de qualidade, que seja de interesse de determinado público e que o ajude de alguma forma, esse cliente passa a ser seu consumidor antes mesmo dele comprar algo de você. 

Ele já consome o seu material, logo, quando precisar comprar algo relacionado aquele assunto, sua empresa será a opção óbvia.

Tenha um site profissional

Sua empresa pode até ser bem conhecida nas redes sociais, mas é um site bem estruturado que vai fazer dela uma organização com credibilidade.

Embora muito poderosas, as redes sociais possuem uma determinada limitação para divulgação de informações e serviços. Seja na quantidade máxima de caracteres que podem ser escritos, seja na falta de recursos mais elaborados para demonstração dos seus produtos e serviços.

E ainda existe uma informação adicional com relação a este assunto. Redes sociais possuem dono e as regras são estabelecidas por ele. No seu site próprio quem dá as cartas é você, assim sua empresa não corre o risco de perda ou censura de algum conteúdo.

Trabalhe bem o SEO

SEO é a sigla em inglês para Otimização de sites para ferramentas de busca. Trabalhar este aspecto é muito importante, pois como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado.

Não adianta ter um excelente site, com recursos profissionais se quase ninguém o vê. 

A maior ferramenta de busca do mundo, o Google, possui alguns parâmetros para identificar se um site é relevante ou não para o seu público. 

Ao trabalhar com base nesses parâmetros, o seu site passa a ser considerado pela ferramenta de busca como um site de grande relevância para os internautas e vai ocupando as posições de mais destaque na busca.

Qual site você acha que é mais visitado: aquele que aparece logo na primeira página do Google ou aquele que está a partir da página 5?

Pense sua empresa como um todo

Para ter destaque no mundo online, além das questões que levantamos acima, também é preciso levar em consideração se todos os processos da sua empresa estão interligados, sem gargalos.

Imagine a situação onde o seu site é bem construído e bem visitado, suas redes sociais apresentam resultados excepcionais e na hora da venda a sua empresa não consegue dar conta do recado pois não possui um sistema de faturamento eficiente ou sequer consegue fazer um controle de estoque confiável?

Para este fim existem ferramentas de ERP – sigla em inglês para Sistema de Gestão empresarial – que organizam diversas funções administrativas tão importantes quanto o processo de marketing.

Com um software é possível ter cadastro de clientes, gerar notas fiscais com agilidade, ter controle em tempo real de estoque, relatórios de vendas e diversas outras informações muito importantes para o funcionamento do seu negócio.