O Backlog do produto é uma lista ordenada de todos os requisitos funcionais e não funcionais. Deve ser a única fonte de requisitos para qualquer alteração no produto.
O Product Owner é responsável pelo Backlog do Produto, incluindo seu conteúdo, disponibilidade e pedidos.
Um Backlog de produtos nunca é concluído. O primeiro sprint de desenvolvimento deve implementar os requisitos inicialmente conhecidos e de melhor compreensão.
O Objetivo dos primeiros ciclos de desenvolvimento é construir o MVP – Minimum Viable Product ou produto mínimo viável.
O Backlog do produto evolui à medida que o produto e o ambiente em que ele será usado evoluirão. O Backlog do produto é dinâmico; ele muda constantemente para identificar o que o produto precisa ser apropriado, competitivo e útil.
Enquanto um produto existe, o Product Backlog também existe. Sendo assim é essencial ter um repositório que permite armazenar, recuperar, monitorar, controlar e compartilhar os requisitos de produto.
Para isso nesse post, vamos dar algumas dicas de como gerenciar o product Backlog e o Sprint Backlog com o Mantis BT!
Para cada Sprint você tem um artefato de saída que deve gerar valor ao cliente. Planeje as saidas em ciclos de duas semanas e entregue uma versão funcional.
De um nome para cada versão: Ex Beta 1, Beta 2. Ex: O Gmail ficou muito tempo no Beta… 🙂
Para cada versão correspondente a um Sprint, determine uma data de encerramento. Sempre analise o fim do ciclo e aprenda com os erros….
Por Exemplo em um projeto Mobile a primeira versão o Beta 1 pode ser as interfaces do APP com navegabilidade,
Versão 2 Login com edição de cadastro. Assim você prioriza e organiza, define metas e consegue monitorar o desenvolvimento. Além disso se o processo for suportado pelo Mantis, é possível trabalhar remotamente de de forma compartilhada!
É essencial um repositório para gerenciar seu Product Backlog. Um parâmetro essencial é permitir o compartilhamento.
Neste sentido a nova versão do Mantis Bug Tracker está excepcional!
Além disso sincronize o nome das versões em seu repositório para o controle de versão.
Happy Coding! 😀