Componentes dos Sistemas de Informação Empresariais

porLuis Augusto Moretto

Componentes dos Sistemas de Informação Empresariais

Componentes dos sistemas de informação
Sistemas de informação empresariais

COmponentes dos sistemas de informação empresariais

Um sistema de informação é essencialmente composto por cinco componentes. São eles: hardware, software, banco de dados, rede e pessoas. 

Estes cinco componentes integram-se para executar entrada, processo, saída, feedback e controle.

O Hardware consiste em dispositivo de entrada / saída, processador, sistema operacional e dispositivos de mídia. 

O software consiste em vários programas e procedimentos. Banco de dados consiste em dados organizados na estrutura necessária. 

Rede consiste em hubs, mídia de comunicação e dispositivos de rede. As pessoas consistem em operadores de dispositivos, administradores de rede e especialistas em sistemas.

O processamento de informações consiste em entrada; processo de dados, armazenamento de dados, saída e controle. 

Durante o estágio de entrada, as instruções de dados são fornecidas aos sistemas que, durante o estágio do processo, são trabalhados por programas de software e outras consultas. 

Durante o estágio de saída, os dados são apresentados em formato estruturado e relatórios.

Sistemas de Informação Empresariais
Mapa Mental dos Sistemas de Informação Empresariais

Taxionomia dos sistemas de informação

Em qualquer organização, o sistema de informação pode ser classificado com base no uso da informação. 

Portanto, um sistema de informação em uma organização pode ser dividido em sistema de suporte a operações e sistema de suporte a gerenciamento.

Sistema de suporte de operações

Em uma organização, a entrada de dados é feita pelo usuário final, que é processado para gerar produtos de informação, ou seja, relatórios, que são utilizados por usuários internos e externos. Tal sistema é chamado sistema de suporte de operação.

O objetivo do sistema de suporte à operação é facilitar a transação comercial, controlar a produção, apoiar a comunicação interna e externa e atualizar o banco de dados central da organização. O sistema de suporte à operação é dividido em um sistema de processamento de transações, sistema de controle de processamento e sistema de colaboração empresarial.

Sistema de Processamento de Transação (TPS)

Na organização de manufatura, existem vários tipos de transações entre departamentos. Departamentos organizacionais típicos são Vendas, Conta, Finanças, Fábrica, Engenharia, Recursos Humanos e Marketing. 

Em qual transação seguinte pode ocorrer ordem do cliente, retorno de vendas, recebimentos de caixa, vendas a crédito; recibos de crédito, contabilidade de material, gestão de estoque, contabilidade de depreciação, etc.

Essas transações podem ser categorizadas em processamento de transação em lote, processamento de transação única e processamento de transações em tempo real.

Sistema de Controle de Processos

Em uma organização de manufatura, certas decisões são tomadas por um sistema de computador sem qualquer intervenção manual. 

Nesse tipo de sistema, informações críticas são alimentadas ao sistema em tempo real, permitindo o controle do processo. Esse tipo de sistema é chamado de sistema de controle de processo.

Enterprise Collaboration System

Nos últimos tempos, há mais ênfase no esforço da equipe ou na colaboração entre diferentes equipes funcionais. 

Um sistema que permite o esforço colaborativo, melhorando a comunicação e o compartilhamento de dados, é chamado de sistema de colaboração empresarial. Exemplo Mantis bugtracker.

Sistema de Suporte à Gestão

Os gerentes exigem informações precisas em um formato específico para tomar uma decisão organizacional. Um sistema que facilita um processo decisório eficiente para os gerentes é chamado de sistema de suporte gerencial.

Os sistemas de apoio à gestão são essencialmente categorizados como sistema de informação de gestão, sistema de apoio à decisão, sistema especialista e sistema de informação contabilística.

Os sistemas de informações gerenciais fornecem informações ao gerente, facilitando o processo de tomada de decisão de rotina. O sistema de suporte à decisão fornece informações ao gerente, facilitando a solução específica relacionada ao problema.

Happy Coding! 😀