O GitHub é um repositório para o Controle de Versão de seu código fonte. Pense como a “nuvem” compartilhada para armazenar seu código. Para quem pensa Agile o Github é essencial para o processo de desenvolvimento.
O GitHub suporta uma variedade de linguagens de programação diferentes. Permite a rastreabilidade das mudanças feitas em cada iteração. Essencial para quem desenvolve em equipe.
Além disso o controle de versão faz parte do processo de gerência de configuração. Este por sua vez é um requisito dos modelos de qualidade de software.
Com o GIT, se em uma determinada versão for identificado um erro é possível voltar alterar fazer rollback entre versões.
Ele é capaz de fazer isso usando o git, um sistema de versionamento que é executado na interface da linha de comando.
O uso do GitHub tem inúmeros benefícios, incluindo uma colaboração mais fácil com colegas, capacidade de olhar para trás em versões anteriores e toneladas de opções de integração fáceis.
O GitHub é gratuito sem custo mas seu repositório fica público. Caso deseje que seu repositório seja privado crie uma conta no GitLab (sem custo) ou pague a versão premium do GitHUB.
Para começar a desenvolver colaborativamente e controlar as versões de seu código fonte:
Você pode utilizar o GitHub dentro de sua Ide favorita. Basta instalar o GIT e configurar o caminho dentro da IDE. Cada IDE vai ter uma forma de configurar e um atalho para o GIT.
Para utilizar o GIT no shell de seu Sistema Operacional:
//Crie um repositório em uma pasta git init //Faça a cópia dos arquivos remotos git clone usuário@servidor:/caminho/para/o/repositório //Adicionando arquivos git add git add * //Para confirmar as mudanças da versão git commit -m "comentários das alterações" //Enviando alterações para o servidor remoto git push origin master //Verificando diferencas entre versoes git diff
Existem alternativas ao GITHUB como o SVN, Mercurial, CVS etc. O critério mais importante na escolha da ferramenta de controle de versão é a simplicidade. Uma ferramenta simples tornará o controle de versão rápido e transparente.
Se sua equipe ainda não adotou uma ferramenta de controle de versão, comece com o GIT que é robusto e tem suporte de uma grande comunidade!
Happy Coding! 😀