Design Patterns e seus benefícios no processo de software

porLuis Augusto Moretto

Design Patterns e seus benefícios no processo de software

O que são os Design Patterns?

Os engenheiros de software podem estar familiarizados com o termo “Design Patterns”, mas muitos não têm idéia de onde eles vêm e o que realmente são.

Conseqüentemente, alguns não veem o valor e os benefícios que os Design Patterns trazem para o processo de desenvolvimento de software, especialmente nas áreas de manutenção e reutilização de código.

Vamos resumir neste post, os benefícios que os padrões de design trazem para o desenvolvimento de software e por que você deve incorporá-los ao seu trabalho.

O que são design patterns e de onde eles vêm?

Os design patterns são comumente definidos como soluções testadas ao longo do tempo para problemas recorrentes de projeto. O termo se refere à descrição de uma solução que você pode ler e a uma instância dessa solução usada para resolver um problema específico. 

Ocorre que certas construções de design, quando usadas repetidamente, levam ao resultado desejado. Os padrões de projeto são representados como relacionamentos entre classes e objetos com responsabilidades definidas que atuam em conjunto para realizar a solução. 

Alguns tipos de design patterns

1 – Creational Patterns: São os padrões de criação e tratam da construção do objeto e de referência. Esse grupo é importante porque sustenta o princípio considerado mais essencial, que diz: programe para interface e não para implementações.

2 – Structural Patterns: São os padrões estruturais que tratam da relação entre os objetos e como eles interagem entre si para formarem objetos grandes e complexos.

3 – Behavioral Patterns: São os padrões comportamentais que tratam da comunicação entre os objetos, especialmente em termos de responsabilidade e de algoritmo.

Benefícios dos padrões de projeto

Os padrões de design têm dois benefícios principais. Primeiro, eles fornecem uma maneira de resolver problemas relacionados ao desenvolvimento de software usando uma solução comprovada. 

A solução facilita o desenvolvimento de módulos coesos com baixo acoplamento. Eles isolam a complexidade que pode existir nos requisitos de software, tornando o sistema geral mais fácil de entender, evoluir e manter. 

Em segundo lugar, os padrões de design tornam a comunicação entre os desenvolvedores mais eficiente. Os profissionais de software podem imaginar imediatamente o design de alto nível em suas cabeças quando se referem ao nome do padrão usado para resolver um problema específico ao discutir o design do sistema.