Dialogflow (api.ai) - Construa seu atendente virtual | Chatbot | Morettic

Dialogflow (api.ai) – Construa seu atendente virtual | Chatbot

porLuis Augusto Moretto

Dialogflow (api.ai) – Construa seu atendente virtual | Chatbot

O Dialogflow é um serviço do Google para interpretar linguagem natural.  Com o interpretador é possível construir Chatbots inteligentes, que aprendem com as interações dos usuários. Possui frontend em diversas linguagens inclusive um plugin para o WordPress. Além disso o backend não requer expertise em programação o que permite fácil gerenciamento dos fluxos de conversação.

Como funciona

Um agente artificial inteligente tem basicamente vários diálogos de conversação. Cada diálogo consiste em:

  • Uma entrada do usuário (sentença ou frase)
  • Um processamento desta entrada
  • Uma resposta do agente artificial inteligente.

Para definir como as conversas funcionam, você cria intentsno seu agente que mapeiam a entrada do usuário para as respostas. Em cada intenção, você define exemplos de expressões do usuário que podem acionar a intenção, o que extrair do enunciado e como responder.

Geralmente, uma intenção representa um turno de diálogo dentro da conversa. Por exemplo, você pode criar um agente que reconheça e responda à entrada dos usuários sobre sua cor favorita. Se um usuário disser algo como “Minha cor favorita é roxa” , seu agente corresponderia essa entrada a sua intenção correspondente e retornaria a resposta que você definiu nesta intent.

A resposta do seu agente geralmente solicita aos usuários outra enunciação, que seu agente tentará igualar a outra intenção, e a conversa continua.

Além dos Intents você pode criar suas Entities que correspondem a um conceito que você deseja que o seu chatbot interprete. Exemplo abaixo o CPF de um indivíduo.

Entity CPF treinada a partir de numeros de CPF gerados aleatoriamente.
Digitos que compoem um CPF
Expressão para definir o formato String do CPF

Integrações

É interessante ressaltar que o agente pode ser conectado a diversas plataforma de chat como as seguintes:

Dicas

A principal função de um chatbot é orientar seus clientes. É importante ter isso em mente ao desenvolver o fluxo de bate-papo entre os clientes e seu chatbot.

Um dos maiores problemas que os donos de empresas têm é conceber potenciais respostas para um negócio sólido.

A melhor coisa que você pode fazer é desenvolver um fluxo entre o que o cliente poderia perguntar e como o seu chatbot responderia.