Dropbox – Uma experiência mínima viável (MVP) 🧪

porLuis Augusto Moretto

Dropbox – Uma experiência mínima viável (MVP) 🧪

Case do Dropbox como um MVP

O Dropbox se originou como um MVP, com o objetivo de demonstrar o serviço proposto para pessoas interessadas que poderiam se cadastrar. Na época, os criadores ainda não haviam desenvolvido um software funcional que permitisse armazenar e sincronizar arquivos como eles estavam propondo.

Eles não tinham produto para vender. Em vez disso, eles fizeram um vídeo que demonstrou o que o serviço faria. Isso funcionou especialmente bem porque, na época, o conceito de Dropbox era difícil de entender.

E as funcionalidades eram completas? 🧪

Além disso, a capacidade de sincronizar arquivos em vários dispositivos não era algo que as pessoas considerassem uma possibilidade, muito menos que a incapacidade de fazê-lo fosse um problema. As pessoas não tinham uma necessidade do serviço até que eles pudessem vê-lo por si mesmos e entender os benefícios.

A demonstração em vídeo original ainda está disponível para exibição no YouTube. O vídeo ainda era um exemplo de MVP, apesar de não haver produto para vender. Isto é porque validou sua ideia de negócio, e as pessoas poderiam se inscrever no serviço, expressando seu interesse e intenção de compra.

Considerações para você que pretende construir seu MVP como o Dropbox

Os MVPs ajudam a minimizar os riscos de iniciar um negócio, reduzindo o tempo investido e custo antes de poder introduzir um produto no mercado. Assim, permitindo que empreendedores e proprietários de empresas para saber o que os clientes querem e, se seus negócios forem bem-sucedidos, antes de gastar muito tempo e dinheiro na criação do produto final perfeito.

Outras empresas que iniciaram com um MVP

Muitos aplicativos e serviços que usamos no dia a dia são desenvolvidos a partir de produtos mínimos viáveis.
Os MVPs não apenas se tornaram negócios de enorme sucesso, mas muitas vezes definiram padrão para sua indústria, com outras pessoas tentando imitar seu sucesso.

Alguns dos serviços mais reconhecíveis que começaram como MVPs são:

  • Yahoo!
  • Spotify
  • AirBnB
  • Uber
  • Zynga