Como garantir a entrega de seu Email Marketing (evite spam) | Morettic

Como garantir a entrega de seu Email Marketing (evite spam)

porLuis Augusto Moretto

Como garantir a entrega de seu Email Marketing (evite spam)

O que é email spam e lixo eletrônico?

Monitor screen showing spam in the mailbox

Monitor screen showing spam in the mailbox

Spam, ou lixo eletrônico, refere-se a e-mails mal-intencionados e não solicitados enviados por “spammers” que querem algo de você, querem fazer algo com você  (por exemplo, atacar seu computador com um vírus).

É claro que há uma diferença entre as pastas spam e spam, que é o repositório de todas as coisas que clientes de email e provedores de serviços de Internet (ISPs) consideram spam. Nem tudo na pasta de spam é mal-intencionado e, na verdade, muito disso não é. É por isso que é importante aderir às práticas recomendadas para evitar ser marcado como spam por conta própria.

O conteúdo mal-intencionado foi praticamente removido pelos ISPs, que reforçaram seus filtros nos últimos anos. No início dos anos 2000, você provavelmente ainda estava lidando com bobagens em sua caixa de entrada e isso provavelmente fez você odiar um pouco sua caixa de entrada. Hoje, é improvável que um verdadeiro e-mail de spam chegue à caixa de entrada.

Dito isso, é mais fácil do que nunca que os consumidores marquem e-mails como spam por meio de botões de um clique em clientes como o Gmail, que armazenam e-mails futuros desse remetente na pasta de lixo eletrônico.

Definições de entrega de email

Definição de filtro de spam

Há muitas verificações que acontecem quando um email passa pelo servidor. ISPs (como Gmail, Yahoo, AOL) colocaram filtros no local para proteger spam ou emails mal-intencionados que chegam na caixa de entrada de um destinatário.

Uma coisa a ter em mente é que a capacidade de entrega é diferente da entrega. Os dois soam muito parecidos, mas não devem ser confundidos.

A taxa de entrega é calculada como quantos e-mails são enviados do total enviado. A taxa de entrega, na verdade, inclui todos os emails aceitos pelo ISP, que incluem emails que chegam à pasta de spam.

Você pode ter uma taxa de entrega de 100%, mas se sua taxa de entrega for de apenas 45%, você está perdendo uma oportunidade de se comunicar com seus clientes.

Como impedir que e-mails sejam direcionados para a pasta de spam

Existem várias práticas recomendadas e dicas que você pode seguir para melhorar sua reputação e capacidade de entrega. Dicas a adotar:

Endereços do remetente:

✗ Evite o uso de endereços de e-mail gratuitos baseados na Web (Gmail, Hotmail, etc) para os endereços dos remetentes.

✓ Use um endereço de e-mail de domínio personalizado que esteja vinculado ao seu site. Você poderá então configurar o DKIM & SPF , que permitirá a autenticação de e-mail pelos servidores destinatários.

✓ Certifique-se de que seu site esteja ativo e em execução. Enviar email de um endereço que esteja vinculado a um site inativo ou em branco fará com que os ISPs sejam suspeitos.

Listas de contatos:

✗ Não compre, peça emprestado ou copie listas de contatos de terceiros. Nota: Uma armadilha de spam é um endereço de email que não é usado para comunicação e nunca deve receber emails; se receber e-mail, será considerado automaticamente como spam

✓ Desenvolver listas de contatos de boa qualidade, coletando endereços de e-mail através de um opt-in do seu site. Um double opt-in processo é recomendado para eliminar mis-digitado ou e-mail falso endereços.

✓ Atualize e limpe regularmente suas listas de contatos. Monitore seus resultados de correspondência e remova os endereços de e-mail mais antigos não bloqueados ou não envolventes. Concentre-se nas pessoas mais interessadas em seus boletins informativos.

Conteúdo de email:

✗ Não use TODAS AS PALAVRAS CAPITALIZADAS na sua linha de assunto ou corpo.

✗ Evite usar palavras do tipo spam (‘Free’, ‘Sale’, ‘Cash’, ‘Oferta por tempo limitado’, etc).

✓ Mantenha sua linha de assunto entre 35 a 50 caracteres. Quanto mais longo for o assunto, maior será a probabilidade de ser sinalizado como spam.

✓ Enviar conteúdo que seus assinantes se inscreveram e estão esperando. Se você enviar conteúdo não relevante, seus inscritos poderão marcá-lo como um spammer. E quanto mais pessoas abrirem seus boletins, melhor sua reputação

✓ Envie seus boletins de notícias de forma consistente.

Conselhos sobre como enviar e-mails em massa

O envio de e-mails em massa que chegam na caixa de entrada, infelizmente, pode ser um processo bastante frustrante, especialmente se você não estiver no topo de suas listas, campanhas e processos de envio.

Configure corretamente o DKIM, SPF e DMARC de seu domínio antes de enviar emails através dele!