ERP e Gestão de Projetos – uma visão Holística

ERP E FERRAMENTAS DE GESTÃO DE PROJETOS UMA VISÃO HOLÍSTICA
Integração de sistemas

Introdução

Um sistema ERP – Enterprise Resource Planning (planejamento dos recursos da empresariais) quando integrado à ferramentas de gestão de projetos,  otimiza os processo organizacionais.

Um ERP deve ser de fácil uso. Sua usabilidade deve ser otimizada e guiar os usuários em suas tarefas.  

Integra tarefas de diferentes setores dentro de uma empresa ou ainda com parceiros comerciais. Com isso a organização ganha dinamismo nos processos. Consequentemente reduz o custo de operação maximizando o ROI – Return of Investment.

Já sistemas de gestão projetos, são utilizados para realizar a monitoria e controle. Os sistemas de gestão de projetos registram indicadores, tarefas, prazos e critérios da qualidade. Servem como suporte na tomada de decisão do Product Owner (gerente de projetos).

Neste post vamos elucubrar sobre esses dois conceitos: ERP e Gestão de Projetos.

Sistemas erp

Um ERP faz com que a organização se comporte como uma Entidade. Um organismo interdependente onde as partes são coesas e  integradas.

Sofre influências do mercado externo e dos colaboradores internos. Deve suportar a tomada de decisão dos gestores por meio da criação de indicadores de desempenho – BSC (Balance Score Card). 

Entre as principais caractersíticas deste sistema podemos citar:

  • Controle de Estoque
  • Controle de Vendas
  • Controle Financeiro
  • Emissão de Documentos Fiscais
  • Automação de Tarefas Manuais
  • Redução de Erros
  • Informação no tempo, formato e com os critérios de qualidade da empresa
  • Elimina erros de sincronização entre diferentes sistemas
  • Reduz impressão de papel

Ferramentas de gestão de projetos

Para quem conhece um gráfico de GANTT ou o significado de tempos e movimentos sabe do que se trata.

Em resumo as ferramentas de gestão de projetos alinhadas com as estratégias de produção contextualizadas geram resultados.

Para se obter a capacidade de colaborar e compartilhar as informações e conhecimentos contidos nos projetos empregamos as ferramentas. Vejamos recursos indispensáveis:

Cada etapa dessas serão produzidos artefatos para auxiliar na tomada de decisão. Essas informações podem ser compartilhadas no ERP. 

A empresa poderá explorar uma gama de indicadores que podem ser criados na junção desses dois sistemas.

ERP e gestão de projetos - COnsiderações

Como vimos os dois sistemas podem ser integrados, pois terão caráter complementar. 

Para essa integração pode ser necessário uma empresa como Morettic para sincronizar os dados e informações nas duas plataformas.

No mercado existem ótimos softwares de ERP e gestão de projetos. 

Para a gestão imobiliária, recomendamos o Genimo.   O Genimo possui um canal de Vendas através de um plugin para o WordPress. Para outros segmentos recomendamos o ERP Web da Gestão Click Todas empresas Startups brasileiras!

Happy Coding! 😀

Comments are closed.