Fatores Ambientais de Impacto na Engenharia de Requisitos

porLuis Augusto Moretto

Fatores Ambientais de Impacto na Engenharia de Requisitos

Engenharia de requisitos: o papel do Product Owner
Fatores de impacto ambientais

Introdução

“Os fatores ambientais, como a cultura e o poder, os órgãos regulamentadores, suas normas e procedimentos impactam na dinâmica da Engenharia de Requisitos”

A Engenharia de requisitos sofre a influência de fatores ambientais. Entre os fatores ambientais podemos destacar o psicológico das pessoas envolvidos, questões econômicas, políticas e culturais.  

Como itens tecnológicos no ambiente organizacional, temos a infraestrutura de TIC, as ferramentas CASE, e as plataformas colaborativos de trabalho

Todos esses itens ambientais impactam nas fases de elicitação, análise, especificação e validação dos requisitos de software.

Neste post iremos falar sobre fatores ambientais de impacto como os orgãos regulamentadores, a cultura e o poder

Orgãos regulamentores e normas

A Engenharia de Requisitos sofre interferência do ambiente externo. 

Principalmente em setores econômicos como o bancário, o imobiliário e o de transportes que possuem regras para regulamentar suas atividades. 

As normas influenciam a engenharia de requisitos e determinam as regras do negócio e seus requisitos funcionais e os não funcionais.

Cultura e poder

A diversidade de culturas entre a organização-cliente e a organização desenvolvedora afeta a colaboração.

Devido a esse fator surgem problemas de compreensão e negociação dos requisitos de software. Isso se deve as diferentes terminologias, conceitos e processos institucionalizados.  

Para minimizar as diferenças culturais adote o Sprint Planning Meeting. Uma pratica do Scrum onde o Product Owner descreve os recursos de maior prioridade para as pessoas envolvidas. 

Os envolvidos fazem perguntas suficientes para que elas possam transformar uma história de usuário de alto nível em requisitos detalhadas do Sprint backlog.

Conclusão

A análise do ambiente organizacional permite que o Product Owner ajuste sua lente. Isso faz com que o as interações sejam contextualizado para maximizar a geração de valor do processo agile. O conhecimento destes fatores é essencial para criar experiências de sucessos.

Happy Coding! 😀