Flutter: o bom e o ruim da tecnologia

porLuis Augusto Moretto

Flutter: o bom e o ruim da tecnologia

Flutter construção de UI
Flutter front end

O Flutter foi Lançado originalmente pelo Google em maio de 2017. Desde então foi usado por dois milhões de desenvolvedores. O LinkedIn relata que é uma tecnologia em crescimento sendo amplamente adotada entre os engenheiros de software.

Esse grande crescimento é alimentado pela esperança dos usuários de que seja um elixir para curar a experiência de codificação de todas as doenças. Como tudo, é claro, tem seus benefícios e deficiências. Vamos dar uma olhada.

O que é o Flutter?

Foi construído na linguagem de programação Dart. A linguagem cobre os principais pontos quentes que uma linguagem moderna deve: é orientada a objetos, baseada em classes e tem um coletor de lixo adicionado. Ele tem as opções futuras assíncronas prontas para usar. Ele tem sintaxe no estilo C, portanto, deve parecer familiar aos desenvolvedores de JavaScript – na verdade, os desenvolvedores relatam que aprendem a linguagem rapidamente.

Dart é intencionalmente simples. A facilidade vem com custos, então o Dart pode estar executando um trabalho extra ou menos refinado em segundo plano. Comparado a escrever o código nativo, o Dart pode ser mais lento e menos confiável do que uma linguagem nativa. O Dart está para o JavaScript o que o Python está para o C ++.

É uma ferramenta de código aberto para a construção de UIs, especialmente em dispositivos móveis. Um conceito essencial para Flutter são seus widgets. Seu lema, tudo é um widget, é totalmente verdadeiro. Todas as coisas são widgets. Desde a construção de layouts com widgets Scaffold e Material App, até padrões BLoC e Widgets de Provedor, o Flutter é construído com widgets.

Os Benefícios do Flutter

Então, por que todo esse hype sobre Flutter? Aqui estão as grandes vantagens:

  • Permite que um desenvolvedor faça um produto rapidamente.
  • Permite que um desenvolvedor crie aplicativos de plataforma cruzada com um único corpo de código.
  • Tem uma opção de hot deploy, para que os desenvolvedores possam ver rapidamente suas alterações em um emulador.
  • Muitos widgets out-of-the-box para permitir que um desenvolvedor rapidamente coloque seu aplicativo em funcionamento.

As Desvantagens do Flutter

Claro, existem alguns contras também:

  • É um pouco lento.
  • As versões iOS e Android são bem desenvolvidas, mas seus pacotes da Web ainda ficam defasados.

Flutter na prática

O Framework pode ser usado em uma variedade de casos de uso. Entre os projetos que usam o Flutter estão? Square, Tencent, The New York Times e Realtor.com.

Parece que quem usa o Flutter não o usa para todo o site. Flutter está sendo usado para fornecer aplicativos simples adjacentes aos seus produtos principais.

Também é justo dizer que, por ser novo, as empresas não podem fazer a transição de todo o seu código para o Flutter de uma vez. É possível que o que estamos vendo sejam empresas lentamente começando adotar a tecnologia.