O futuro do Java e PHP no desenvolvimento Web e Mobile

Java e Php qual o futuro da linguagem em 2018
Java e php

Introdução

Java e PHP têm um grande futuro.  Ambas as linguagens são altamente úteis no desenvolvimento web,  de jogos e aplicativos.

Tanto o Java como o PHP são abrangentes e integram a web moderna. Diversos requisitos de negócio podem ser desenvolvidos utilizando ambas as linguagens. Isso levou ao debate de seus pontos fortes e fracos.

Java, como ferramenta de front-end, é considerada uma das linguagens de programação mais relevantes e confiáveis. Tem sido muito usada no desenvolvimento de aplicativos para Android. Ele é usado para criar programas multiplataforma e aplicativos para web (applets, servlets).

PHP também é bom para desenvolvedores. É muito fácil e flexível de aprender e seu código também foi codificado facilmente. Uma vantagem do PHP é que, além de ser livre em termos de padrões de codificação, é livre de custos. 

O PHP está disponível em praticamente qualquer serviço de hospedagem na Web para qualquer pessoa usar. É a linguagem de programação das pessoas. 

Java e php em minha Startup

Assumindo que a Startup esta em fase inicial com recursos limitados (ou seja, sem investimento). Este é um detalhe importante, porque se sua empresa não tiver uma necessidade urgente de produzir resultados, você deve se concentrar na robustez. 

Foque na escalabilidade, manutenção, eficiência, modularização, integração contínua, controle de versão, segurança, desempenho e, geralmente, qualquer coisa que seja orientada a objetos. 

O Java muitas vezes requer ou, pelo menos, encoraja práticas e padrões de projeto (design patterns). Estes visam prevenir dores de crescimento severas que sua empresa de outra forma viveria à medida que ela se expande.

No entanto, se houver grande ênfase na produção (e muitas vezes é em uma empresa em fase inicial com pouco ou nenhum financiamento), você encontrará PHP atraente pelas seguintes razões:

  1. Comunidade. É muito fácil obter ajuda, e há muitos exemplos por aí.
  2. Bibliotecas de código aberto e trechos de código. Muitas coisas que você quer fazer já foram feitas, e você pode baixar o código aberto (LIVRE) para fazê-lo também!
  3. Desenvolvedores. Quando você começa a procurar contratar, encontrar alguém que conheça o PHP é mais fácil.
  4. Custo de contratação. Você pode pagar as pessoas que escrevem PHP menos do que as pessoas que escrevem Java. (Procure salários médios para os dois em sua área.)
  5. Fácil de aprender. O PHP foi construído para ser fácil de aprender (o que também é uma das maiores quedas), de modo que os desenvolvedores conseguem lidar com isso muito rapidamente.
  6. Ubiquidade. Quando você encontra um problema que não está diretamente relacionado ao código será fácil de encontrar ajuda pelo Google. Na verdade, a maioria dos serviços de hospedagem tem configurações para a pilha da Web “LAMP” (Linux, Apache, MySQL, PHP). São alternativas mais baratas para serviços de hospedagem.
  7. Vasta biblioteca de funções integradas. Extensa biblioteca de componentes nativos da linguagem

Dicas

Existem diferenças que devem ser consideradas na hora da escolha da linguagem de seu projeto.  Java  continua sendo uma ferramenta essencial para a criação de aplicações empresariais desde o advento do J2EE.

A longa vida comercial e a ampla adoção do Java criaram um ecossistema robusto de documentação, bibliotecas e frameworks, muitos dos quais visam o comércio eletrônico, a segurança e arquiteturas transacionais complexas.

Existem desenvolvedores Java experientes, prontamente disponíveis de forma regional e global, tanto como contratados quanto em funcionários de tempo integral.

A comunidade de código aberto abraçou o Java no início, criando um abundante mercado livre de soluções e ferramentas Java.

O mercado do PHP prosperou no mesmo período. Para escolher qual a melhor linguagem você deve analisar as demandas de seu negócio!

Happy Coding! 😀

Comments are closed.