Gerenciando seu servidor Linux com o Webmin 😓 | Morettic

Gerenciando seu servidor Linux com o Webmin 😓

porLuis Augusto Moretto

Gerenciando seu servidor Linux com o Webmin 😓

Gerenciar servidores Linux pode ser complexo. Uma tarefa difícil para alguém que não tenha experiência com as ferramentas de linha de comando. Além disso, também é difícil para os administradores gerenciarem seus servidores automatizando backups, criando virtual hosts, criando certificados SSL com letsencrypt etc.

Fazer o login de um emulador de terminal em um dispositivo móvel com Termux não é a maneira mais confortável de trabalhar. É aqui que entram os painéis de controle, como o Webmin. O Webmin é um painel de controle baseado na Web para sistemas Linux. Ele fornece uma interface intuitiva e fácil de usar para gerenciar seu servidor.

Instalando Webmin no Ubuntu

Primeiro passo é adicionar o repositório do Webmin no seu SO.

echo "deb http://download.webmin.com/download/repository sarge contrib" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/webmin.list

Em seguida, precisamos adicionar a chave PGP do Jamie Cameron para que aptpossamos verificar os pacotes. 🙌

wget -qO - http://www.webmin.com/jcameron-key.asc | sudo apt-key add -

Finalmente o Webmin poderá ser instalado com o seguinte comando apt:

sudo apt update
sudo apt instalar webmin

Considerações

Após a instalação o Webmin vai estar disponível no endereço
https://<your_server_ip>:10000/

Fornece uma infinidade de funcionalidades na forma de módulos. Existem módulos para gerenciar todos os aspectos de um sistema Linux – seja atualizando pacotes, configurando seu firewall ou gerenciando a rotação de logs.

Você pode adicionar ou excluir usuários do seu sistema com muita facilidade com a opção de configuração do usuário. No menu à esquerda, selecione Webmin → Usuários do Webmin. Para adicionar usuários, clique em “Criar um novo usuário Webmin” 

Oferece uma ampla variedade de opções de configuração. Para acessar essas opções, clique em Webmin → Configuração do Webmin no menu à esquerda.

A interface, por ser web, é muito simples: tudo funciona como um grande formulário, e os dados que você digita são salvos nos arquivos de configuração OU executados no servidor.

Exemplo: ao configurar o Samba você informa todos os campos que quiser no formulário (como se estivesse preenchendo um desses milhões de cadastros que existem na internet) e ao clicar no botão de envio o Webmin salva as minhas configurações no arquivo smb.conf. Simples, EASY MAN?

É uma das melhores ferramentas para gerenciar seus servidores Linux. Ele fornece uma ampla gama de funcionalidades úteis que os usuários iniciantes e avançados irão apreciar.