Growth Hack – Estratégias para o Crescimento de sua Startup

porLuis Augusto Moretto

Growth Hack – Estratégias para o Crescimento de sua Startup

Growth Hack: o que significa?

 

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O growth hacking consiste em táticas e estratégias de marketing digital para o crescimento de uma startup. Porque “hacking”? A palavra hacking tem vários significados, bons e ruins.

Quando se fala em growth hacking, um “hack” é um tipo de atalho inteligente que permite obter melhores resultados, mais rapidamente.

Muitas vezes, os “hackers” são bons em usar ferramentas e tecnologias modernas para colocar seus hacks em prática. As estratégias de hacking de crescimento geralmente visam aumentar a base de usuários o mais rápido possível. Em paralelo mantém os gastos em um nível mínimo.

Estratégias para o Hacking de Crescimento

Existem três estratégias elementares de hacking de crescimento:

  • Marketing de conteúdo (usando conteúdo para promover seu negócio)
  • Marketing de produto (promovendo seu produto dentro ou através do próprio produto)
  • Publicidade (promoção paga)

Funil do Hacking de Crescimento

Estes visam otimizar as etapas do funil de hacking de crescimento:

  • Aquisição
  • Ativação
  • Retenção
  • receita
  • Referência

Entenda o seu público e Crie Personas do Comprador

A melhor maneira de entender seus leads é criar personas de compradores, também chamados de avatares de clientes. Estes irão coletar informações sobre seus:

  • Idade,
  • gênero
  • educação
  • Principais fontes de informação
  • Metas,
  • valores,
  • desafios
  • pontos negativos

Quando você tem essa informação, ela ajuda a entender como seu produto ou serviço resolve seus problemas. Então você pode adaptar suas estratégias de hacking de crescimento contextualmente.

Dicas

Um profissional de Growth Hack tem características interdisciplinares. Deve ter habilidade de ser um analista de dados e programador, esse novo profissional, em alta demanda, cria e testa estratégias para que empresas cresçam muito, e rápido.

É responsável por entender o que quer o cliente, pensar em como modificar o produto para agradá-lo, testar essas ideias e medir os resultados. Tudo para aumentar as vendas ou os acessos ao site ou aplicativo, por exemplo.

 



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