Inbound X Outbound Marketing: Escolha a sua Estratégia!

porLuis Augusto Moretto

Inbound X Outbound Marketing: Escolha a sua Estratégia!

Inbound X Outbound Marketing. Escolha a melhor estratégia para seu negócio
Caracteristicas do inbound x outbound marketing

O que é inbound Marketing

Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas. Pode ser chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.

O que é outbound marketing?

O Outbound Marketing adota a estratégia de envio de mensagens através de vários canais para grandes públicos, como anúncios de TV, anúncios impressos, outdoors, explosões de e-mail e mala direta.

inbound x outbound: Atraçao ou promoção?

Enquanto no inbound marketing, a comunicação é passiva (reativa),no outbound marketing, a comunicação é ativa

Em resumo a estratégia de inbound marketing  consiste em criar meios de atrair os potenciais clientes e processos para convertê-los.

Para alcançar este objetivo adota uma abordagem sutil e baseada na produção de conteúdos de valor(atração);

Em contrapartida, no outbound marketing, a empresa vai até seus principais clientes com o objetivo de estabelecer contato para vender (promoção). 

Utiliza uma abordagem mais direta com promoções, links patrocinados, call center,  radio, propagandas etc…

Quando os profissionais de marketing adotam estratégias de inbound, eles querem atrair os usuários e os consumidores em sua direção.  

Já as estratégias de outbound, como anúncios publicitários, utilizam mídias de  público em massa, ofertando uma promoção.

inbound x outbound: Dicas para o Sucesso

Na hora de definir qual é a estratégia, é fundamental considerar, qual é a estrutura do negócio e quais são os seus objetivos.

Uma empresa focada no B2B, pode beneficiar-se mais do processo Outbound se for focado no público correto.

Por outro lado, se o objetivo é diminuir o custo de aquisição de clientes maximizando a taxa de conversão de Leads, o Inbound pode ser a sua estratégia.

Veja 7 dicas para implementar sua estratégia de Marketing Digital!

  • Faça a segmentação e personalização das mensagens para seus Leads
  • Tenha em mente sempre o equilíbrio entre a quantidade e a qualidade de mensagens enviadas para seus Leads;
  • Faça uma análise e equalize o timing de implementação da estratégia escolhida e o tempo esperado para o ROI;
  • Uma vez que os potenciais clientes estão cientes do produto, as vendas diretas e promoções de varejo tendem a fechar o negócio.
  • Verifique se a base de dados de marketing reflete nosso público alvo?
  • Quais as táticas de geração de leads que estamos implantando? Quais são eficazes e quais não são?
  • O site do negócio transmite com precisão nossa mensagem de valor para os clientes em potenciais? Estamos usando o nosso site para compartilhar nossos conhecimentos e nos posicionarmos como líderes?

Happy Coding! 😀