A inovação ✈️ como mecanismo para aumentar a receita do seu negócio | Morettic

A inovação ✈️ como mecanismo para aumentar a receita do seu negócio

porHellen Gestão Click

A inovação ✈️ como mecanismo para aumentar a receita do seu negócio

É preciso ter um certo cuidado quando falamos em inovação. Trata-se, sem dúvida alguma, de uma excelente estratégia para posicionar sua marca e diferenciar-se da concorrência. Torna seus produtos mais atraentes e os consumidores mais propensos a comprá-los.

Sob esse aspecto, a inovação é, sim, uma excelente mecanismo para aumentar sua receita . Provavelmente, a melhor.💳💳💳

Deve-se, no entanto, atentar para um detalhe, que, na verdade, é quase o problema inteiro. É correto afirmar que quando você faz algo diferente para obter um melhor resultado está inovando. 🌟Questionamentos se fazem necessário: inovando para quem? como? o que? quando?

O Caso Havaianas

Um dos cases mais idolatrados do mundo do marketing é o reposicionamento da marca Havaianas. Para quem não lembra, as sandálias havaianas eram anunciadas como aquelas que “não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro”.

Repare que é o posicionamento de um utilitário, sem nenhuma relação com o conceito de moda 💇🏼 e estilo que acompanha a marca atualmente.

A Alpargatas, empresa que produz as Havaianas, teve uma visão precisa do que estava acontecendo no mundo.

As pessoas cada vez mais procuravam se diferenciar como indivíduos através do consumo. Ao mesmo tempo, o vestir, já no final do século passado, deixará de ser um ato utilitário e cada vez mais se confundia com o estilo próprio das pessoas. Era o mundo fashion.

Em cima disso, a Alpargadas criou um novo conceito para o velho chinelo, transformando-o em artigo de moda, dissociado das camadas mais pobres da população, objeto de desejo de todas as classes sociais, mas com preços acessíveis para todos.

Além disso, deu uma roupagem jovem ao produto e sugeriu que as novas sandálias eram para combinar com quase todas as situações do dia a dia, compondo com diferentes looks.

A base da inovação

Foi uma mudança radical no conceito de marca, que gerou uma nova tendência de consumo. Só que nada disso foi por acaso.

A própria marca Havaianas identificou uma oportunidade de atender à necessidade de pessoas que precisavam de artigos fashion que se adequassem aos hábitos e condições de um clima tropical, onde as pessoas querem se vestir de forma descontraída e leve.

A base de qualquer inovação é responder àquela pergunta: para quem? Não basta fazer diferente, até porque, caso todos façam diferente, quem há de se diferenciar? Uma boa ideia do que é inovar e aumentar a receita pode ser dada pelas academias de ginástica.

As pesquisas mostram que o principal benefício buscado nas academias é a beleza, mas também tem aqueles que buscam uma vida saudável.

Ao compreender aquilo que o cliente  busca naquele ambiente, muitas academias passaram a investir em serviços agregados, o que inclui salões de cabeleireiro, serviço de nutricionista, lanchonetes de refeições naturais e lojas de suplementos.

O cliente não sabe ainda que seria o máximo ter, no mesmo ambiente, ginástica e cabeleireiro. Não sabia, até se deparar com uma academia que tem um salão de cabeleireiro.

Provavelmente, ele ficará satisfeito 😎 com a ideia e o dono da academia aumentará o faturamento. Ele não precisou perguntar ao cliente sobre a ideia de ter um salão de cabeleireiro. Bastou perceber que aquele seu cliente vai à academia para ficar mais bonito.

Serviços diferenciados

Entregar serviços diferenciados é uma outra forma de inovar, mas lembre-se de que inovar é atender e superar expectativas do consumidor. É bastante recente o surgimento dos aplicativos para pedir comida pela internet.

Antes deles, o que havia de melhor era você entrar na própria internet para procurar o telefone de um ou mais restaurantes ou lanchonetes e gastar um bom tempo fazendo o pedido, muitas vezes não conseguindo entender o que o atendente falava do outro lado da linha.

Depois que surgiram esses aplicativos, o único problema que as pessoas podem ter é ficarem perdidas no meio de tantas opções. O mundo virtual levou dezenas de estabelecimentos que oferecem serviços semelhantes para o mesmo ambiente. Quem teve essa ideia, inovou com base em tendências, que envolvem tecnologia e comportamento do consumidor. As pessoas buscam cada vez mais conveniência e agilidade para dedicarem mais tempo às coisas mais importantes, como trabalhar, estudar, cuidar da família e curtir as horas de lazer. Tempo é um ativo precioso e cobiçado.

O que temos é um misto de uso certeiro da tecnologia pelos desenvolvedores dos aplicativos com a percepção de uma oportunidade baseada nas necessidades, estilo de vida e hábitos de consumo. Tudo isso levou ao produto final. Você pode acessar rapidamente o aplicativo, ter acesso a uma enorme variedade de refeições, escolhê-las em diversos estabelecimentos, fazer a encomenda sem precisar telefonar, de qualquer lugar, por meio do celular, efetuando o pagamento eletronicamente.

Outras formas de inovar

Uma dos requisitos para inovar é estar atento às oportunidades de produzir e/ou comercializar produtos sustentáveis. Cada vez mais pessoas percebem a necessidade de mudar sua forma de consumo. Cabe às empresas oferecer as soluções.

Por outro lado, adotar políticas sustentáveis na empresa e divulgá-las é uma ótima forma de conquistar novos clientes. Aliás, essa é uma forma de inovação para dentro.

A inovação ✈️ remodela processos e empreende novos recursos tecnológicos para agilizar a rotina. Reduz custos maximizando a lucratividade do negócio.

Nos dias atuais, temos sistemas de gestão empresarial em nuvem, plataforma de marketing digital experiencias digitais, gerenciador imobiliário com site integrado que conectam pessoas em diferentes lugares.

Inovar é, enfim, encontrar uma forma melhor de resolver um problema, que traga benefícios reais para o consumidor.

Esteja atento às mudanças de hábitos de compra e consumo, valores e expectativas do seu público. Só assim, você vai se especializar no uso da inovação como mecanismo para aumentar seu faturamento. 💳