Insights e controle de erros com o Firebase Crash Reporting

porLuis Augusto Moretto

Insights e controle de erros com o Firebase Crash Reporting

bugs firebase crash

Uma das grandes problemáticas no desenvolvimento de aplicativos Android é a gama de fornecedores e versões disponíveis no mercado. Esse cenário faz com que um APP que foi testado e desenvolvido em um MotoG Xt-1078 por exemplo, apresente problemas em um outro dispositivo como Sansumg, Nexxus, Asus….. Um pesadelo para o processo de desenvolvimento!

Ou seja é necessário testar o APP no maior número possível de dispositivos e versões do Android. Como coletar os dados dos incidentes de erros em dispositivos não testados?

Para tratar essa questão, foi implementado no Citywatch.com.br o Firebase Crash Reporting. Com a ferramenta é fácil ter insights sempre que seu aplicativo apresentar uma falha.

O Crash Reporting cria relatórios de bugs detalhados no aplicativo. 

Os bugs são agrupados em conjuntos similares . São organizados de acordo com a gravidade (fatal ou não fatal).

Além dos relatórios automáticos, você pode registrar eventos personalizados. Isso ajuda a capturar os defeitos.

Insights no Citywatch

dashboard Firebase Crash ReportNa imagem do Crash Report do Citywatch.com.br, é possível visualizar que ocorreram 507 erros e 45 usuários afetados.

Os erros são agrupados em 74 tipos diferentes. Pode-se filtrar ainda quais os erros são fatais, ou seja fazem o APP no Android parar de rodar.

Além disso o dashboard fornece métricas para priorizar de forma ágil a correção dos erros. Basta analisar qual o erro fatal impactou mais usuários e em que parte da navegação e das funcionalidades do app ocorreu o incidente.

Sem o Firebase Crash Analytics, o desenvolvedor Android depende do usuário relatar o erro para saber do incidente. Assim os bugs são coletados automaticamente a cada incidente.

Com isso a equipe de desenvolvimento pode analisar o erro, reproduzir e corrigir. Fica muito mais ágil e da uma maior confiabilidade, reproduzir o erro em um emulador com a mesma característica registrada no incidente.

Implementação no Android Studio

Para capturar os erros dentro do APP é necessário adicionar as dependências da API do Firebase.

Na figura abaixo um exemplo de um método com a chamada ao Firebase Crash dentro do Android Studio.Firebase crash

Deixe seu like, cadastre seu email para receber novidades norodapé! Namastê!