Desafios para a Integração de Aplicativos Móveis

porLuis Augusto Moretto

Desafios para a Integração de Aplicativos Móveis

Conheça alguns desafios e dicas para Integração de Aplicativos Móveis com seus Sistemas ERP, CRM etc.

Mobile APP Integration SOAP REST
Integrando Serviços em APP Mobile

Introdução

O primeiro estágio no desenvolvimento de um APP mobile consiste em identificar seus requisitos e desenhar sua Arquitetura. 

A primeira decisão no Front End do aplicativo é se ele será nativo (iOS / Android) ou híbrido

Depois de decidir o front end, o próximo desafio é integrar esse aplicativo. Assim deve-se mapear seus serviços de back-end, como CRM, ERP, CMS, etc..

Em uma arquitetura cliente servidor, o HTML seria solicitado a partir de um servidor central. A resposta do servidor é renderizado em ‘navegadores’ no lado do cliente.

O novo paradigma da “Aplicação Móvel” envolve a entrega de conteúdo dinâmico usando HTTP e AJAX. A comunicação é feita no formato de dados JSON sendo passados por HTTP usando os serviços REST.

Desafios na integração de aplicativos

O desafio da integração se torna, como expor rapidamente a sua infra-estrutura existente a este novo “canal de entrega móvel”. 

As organizações que conseguem alcançar isso rapidamente poderão expor seus modelos de negócios tradicionais a dispositivos inteiros e demográficos.

Para isso são requeridos mecanismos tecnológicos simples, ou camada de mediação, entre os serviços Web SOAP / XML existentes e as aplicações REST / JSON.

A partir da construção destes “RESOLVERS” é possível orquestrar aplicativos sofisticados de vários serviços back-end, tanto REST como não REST, sem a necessidade de expor o seu modelo interno de objetos aos seus consumidores externos.

Assim o desafio torna-se mapear as informações e o conhecimento requerido para alimentar o APP e construir Webservices REST para expor as informações e conhecimento de negócios.

Abordagens para integração de APP móveis

Hoje, a integração de aplicativos móveis possibilita a inovação. Pensando nesse contexto a Arquitetura de Software e deve ser planejada com base nos seus requisitos.

  • Ponto-a-ponto: nessa abordagem, os aplicativos de negócios estão conectados entre si através de um link. Esses sistemas de aplicativos móveis integrados são fáceis de construir, mas têm uma escalabilidade limitada.
  • Multiponto: nessa abordagem, bancos de dados e aplicativos estão conectados entre si através de um mecanismo separado que recebe e gerencia notificações de vários canais.
  • Soluções ESB: Nesta abordagem, é utilizado um sistema de barramento de serviço corporativo que possui uma solução multicamada para empresas de TI. Este sistema usa vários aplicativos comerciais complexos. O sistema distribui isso

Dicas

  • Identifique os requisitos de negócio;
  • Sempre que possível reutilize os Webservices existentes de seus sistemas; Ex: WordPress, Mautic, MantisBT, etc
  • Utilize o JSON como formato de tráfego de dados ao invés de XML (mais leve)
  • O JSON pode ser processado diretamente no Front End o que reduz o processamento do Servidor com TELAS!
  • Quando for necessária uma integração CROSS Domain utilize o JSONP e crie um Token de segurança;
  • A implantação não planejada de aplicativos móveis pode criar integrações legadas.  Isso dificulta estratégia de evolução global

Happy Coding! 😀