Libra - como funciona a nova Criptomoeda do Facebook 💵 | Morettic

Libra – como funciona a nova Criptomoeda do Facebook 💵

porLuis Augusto Moretto

Libra – como funciona a nova Criptomoeda do Facebook 💵

O Facebook está planejando lançar uma criptomoeda que espera “transformar a economia global”. A moeda, chamada Libra, está sendo desenvolvida pelo Facebook, mas a empresa pretende compartilhar o controle com um consórcio de organizações, incluindo empresas de capital de risco, empresas de cartão de crédito. e outros gigantes da tecnologia.

No lançamento, você poderá enviar Libra para dentro do Facebook Messenger e do WhatsApp, com a intenção principal de ser um intermediário na transferência de moedas tradicionais. Eventualmente, o Facebook espera que o Libra seja aceito como uma forma de pagamento, e outros serviços financeiros serão construídos em cima de sua rede baseada em blockchain.

Dadas as elevadas metas do Facebook – e sua baixa reputação em respeitar a privacidade, exacerbando imensas questões políticas e sociais em todo o mundo -, o anúncio do Libra alavancou um retrocesso imediato das criptomoedas. O Facebook terá muitas perguntas para responder antes do lançamento da moeda no primeiro semestre de 2020

Obstáculos para o lançamento

Quem também não está muito feliz com a ideia do Facebook lançar sua criptomoeda é o presidente Donald Trump, que afirmou não ser fã dessas moedas digitais e defende que elas devem seguir as mesmas regras de qualquer banco, pois do jeito que estão hoje facilitam muito o uso para lavagem de dinheiro de atividades ilegais, como o tráfico de drogas.

O Facebook foi notificado para interromper o lançamento da Libra nos EUA. Caso o projeto de lei do Partido Democrata seja aprovado, a empresa terá de pagar US$ 1 milhão por cada dia que tiver operado transações com a moeda no país. Desde o escândalo da Cambridge Analytica, há um movimento cada vez mais forte no país de pressionar o Facebook e outras gigantes da tecnologia a se “fragmentarem” para diminuir o poder que elas exercem sobre a sociedade .