Automação do Marketing Digital com Bots Inteligentes

porLuis Augusto Moretto

Automação do Marketing Digital com Bots Inteligentes

A Era do Marketing Digital com Bots Inteligêntes e Tarefas Automatizadas no Facebook e Twitter

Marketing DIgital e a Era dos Bots
Automatize seu Marketing Digital com Bots

introdução

Estamos na era cognitiva. Neste exato momento existem Bots Inteligentes capturando Leads e auxiliando nos processos de negócio em diversas organizações.

Os Bots estão ficando cada vez mais populares (inteligentes 🙂 ), e as possibilidades a serem exploradas estão em aberto.

Mas existem várias estratégias para empregar os bots em seu Marketing Digital.

As estratégias apresentadas no post, foram mapeadas a partir das possibilidades oferecidas pelas plataformas tecnológicas. Assim como  das demandas de negócio latentes atuais no Marketing Digital.

Facebook Messenger

Com a API do Facebook Messenger existem diversas estratégias consolidadas.

A principal delas é chamada de chat bot ou Atendente Virtual.

Resume-se na criação de um Atendente virtual para guiar o Lead no processo de negócios da empresa.

O Bot é capaz de realizar o pré venda, venda e pós venda;

Chatbot tem uma base de conhecimento para responder a perguntas tirar duvidas.

É possível implementar um Inbound Marketing guiando o Lead para um E-Commerce, Blog, etc.

Twitter

No Twitter existem muitas possibilidades tecnológicas. Uma delas é o Mautic onde é possível monitorar HashTags e @Profile.

Com os contatos capturados por meio do monitoramento social, é possível enviar mensagens diretas para o Lead.

Outra possibilidade é o uso do Botize e integrar  o Twitter com o WordPress, Facebook etc.

Na plataforma do Botize, da para criar um Agente que monitora uma ou mais Hashtags  no Twitter.

Com o resultados do processo de monitoramento é possível:

  • Enviar um Post no WordPress
  • Seguir o contato
  • Fazer um post em uma página ou perfil do Facebook;
  • Enviar uma mensagem direta com promoção, video link para o youtube;
  • Conectar a um FTP;
  • Criar uma planilha no Drive do Google
  • Inbound Marketing
  • Envio de Emails

Toda a configuração é baseada em um Wizard com uma excelente usabilidade. Senti falta de uma integração com a Push Notifications. (Esperava a integração com One Signal)

Outra plataforma para criação de agentes no Twitter é com o Labnol.

Roda em uma planilha do Google. Suas características se resumem ao Twitter e é possível automatizar qualquer tarefa como

  • Tweet
  • Retweet
  • reply
  • Comments;

Tem o mesmo princípio de monitoramento social por Hashtags e menções ao @Profile ou seja faz uma captura e gera uma saída conforme sua programação.

Seus filtros são mais poderosos mas não tem uma interface visual. Requer documentação e configuração da API e outras propriedades de forma manual.

Happy Coding! 😀