Marketing Digital com o Facebook Messenger Chat Bot

porLuis Augusto Moretto

Marketing Digital com o Facebook Messenger Chat Bot

Introdução

Você sabia que é possível criar uma campanha de marketing digital com o Facebook Messenger Chat Bot? Você já usa  Lead lovers, Mautic, Mailchimp ou outra ferramentas de email marketing?

Saiba como implantar sua campanha de Marketing Digital com o seu processo, no Facebook Messenger Chat Bot.

Atualmente o alcance potencial deste canal é de 2 bilhões de usuários sem SPAM!

1) Lista de cadastramento

A Política do Facebook Messenger, estabelece que depois que os usuários interagem com o chat bot de sua pagina, você só pode enviar mensagens após 24 horas dessa interação.

Além disso, até a próxima interação, você pode enviar uma mensagem adicional após esse período de 24 horas para acompanhar sua conversa.

No entanto, você pode enviar transmissões a qualquer momento para aqueles usuários que optaram por receber suas mensagens.

Por isso é importante criar uma lista apresentando explicitamente uma ação para que o usuário se cadastre. Assim o envio de múltiplas mensagens em uma campanha são permitidas pela política do Facebook.

Inscrevendo o usuario na lista com a variável Substribe = true após selecionar a ação de cadastradmento.

Para inscrever os usuários em seu canal, é necessário criar uma ação perguntando ao Lead se deseja receber notificações.

Caso ele confirme a ação defina um atributo “subscribe” com o valor = true.

Esta propriedade criada ficará disponível no filtro dos Leads para o Broadcast.

2) Criando uma campanha

Para criar sua campanha de Marketing Digital no Facebook Messenger é necessário definir o Script de sua campanha. 

Ao invés de enviar emails, você pode mandar “blocos” dentro contendo multimídia e suas regras.

Cada bloco pode ser programado para enviar apenas aos usuários subscritos na lista. Além disso é possível definir uma data para o envio de cada bloco.

Chat fuel filter optin

Além do filtro de inscritos na lista e da definição das datas, observe que é possível utilizar o timezone do Lead. Isso melhora o recebimento, evitando envio de mensagens em horários indesejados.

 

3) blocos de construção

Na plataform Chatfuel existem alguns blocos de construção pré definidos para criar sua campanha.

Chatfuel building blocks

As opções disponíveis são blocos com texto, galeria de imagens com botões para direcionar a navegação, Imagens, lista de tópicos com navegação, ação de simular digitação e componentes para integração bibliotecas externas como o WordPress, Twitter, etc.

Boas Leads 🙂