Um mashup empresarial consiste na integração de dados digitais heterogêneos e de aplicativos de múltiplas fontes para fins comerciais. Um mashup empresarial, também é conhecido como um mashup de negócios ou, menos precisamente, como um mashup de dados.
Em um mashup da empresa, o produto normalmente é uma combinação de dados corporativos internos e aplicativos com dados de origem externa, SaaS (software como um serviço) e conteúdo da Web.
Já um Web mashup é uma aplicação web que toma essa informação e mostra-a para você de uma maneira única e diferenciada.
Hoje em dia é comum que os APPs façam Mashup de diferentes fontes. Por exemplo: se você utiliza a rede social para acessar um determinado APP, esse APP coleta as informações do seu perfil e sintetiza dentro de sua interface!
Assim de forma abrangente um Mashup é uma abordagem para realizar integração de dados, gerando informações e conhecimento!
Vivemos em um mundo conectado e distribuído. Assim os Mashup Empresariais possibilitam que as organizações combinem fontes de dados diferentes que ainda não estão mapeadas em um esquema de banco de dados relacional.
Na prática, isso significa que os departamentos podem ser integrados, estoques podem ser controlados e todos os processos organizacionais podem ser orquestrados em uma escala global! Além disso todas essas informações e conhecimentos ficam disponíveis em qualquer dispositivo que se comunique com o conjunto de serviços.
A web está crescendo de forma aberta mais social. Devido a isso, muitos sites abriram interfaces de programação (API) que permitem que os desenvolvedores acessem serviços de dados.
Um bom exemplo disto é o Google Maps, que é uma interface muito popular para usar em mashups. O Google permite que os desenvolvedores acessem seus mapas por meio de API’s. O desenvolvedor pode então combinar esses mapas com outro fluxo de dados para criar algo novo e exclusivo.
Assim a integração de informações organizacionais estruturadas ou semi-estruturadas para a construção de serviços, requer o conhecimento sobre os modelos e semânticas das fontes de informação. Requer ainda dados e informações acerca das convenções do protocolo de troca de mensagens. Ex: REST, SOAP, XML,JSON….
É necessário mapear as fontes de informação e identificar a técnica adequada para sua extração. As fontes de informação podem ser distintas, tanto quanto a questão de estrutura da informação, quanto a forma de captura. Com a implementação de Mashups é possível a construção de sistemas de conhecimento, que realizam tarefas intensivas em conhecimento como: recomendações, predições e análises.
Para que você crie seus Mashup e integre suas informações aí vão algumas dicas:
Mashup é um processo de análise, extração, sintetização e apresentação de informações e conhecimentos em mídias digitais de forma inovadora!
Artigo publicados sobre o tema!