No Marketing Digital o termo “Double Opt in” significa que não basta a pessoa adicionar seus dados nos campos de um site, demonstrando seu interesse em receber uma newsletter ou comunicados em geral de uma empresa.
Para que haja o “Double Opt in” a empresa, após receber os dados do Lead, envia um email com um link de confirmação da assinatura.
Para que o Lead seja confirmados de fato, é necessário que a pessoa interessada também acesse seu email e clique no link de confirmação, reafirmando pela segunda vez seu interesse em receber tais comunicações (daí vem o “Double” no termo).
Ocorre uma dupla confirmação do interesse de um indivíduo em receber email marketing de uma empresa.
Você quer ter uma confirmação, uma garantia de que o visitante da sua página colocou o e-mail correto na hora de inscrever-se em sua lista?
Para isto basta implementar a estratégia Double Opt-in: O primeiro e-mail enviado a esse lead que se cadastrou irá solicitar que ele faça uma confirmação de cadastro.
Para confirmar tal cadastro ele vai precisar clicar em um link que você vai mandar no e-mail.
Este link leva a uma página de confirmação, onde será acionado um gatilho do Mautic através de um tracking code, identificando a visita do Lead na página.
Você deve criar uma landing Page e nesta página de conversão incorporar um formulário do mautic para captura dos seus Leads.
Lembre-se deve ocorrer uma troca para que o Lead “passante” vire um Lead “entrante”.
Assim você pode oferecer uma recompensa como um e-book, brindes etc conforme o nicho do negócio.
Para construir sua campanha Double Optin você precisa:
O processo tem o seguinte mecanismo: O Lead se cadastra, o Mautic envia o email de confirmação. Neste primeiro momento o Lead vai para o segmento Pending Contact.
Assim que o Lead abre o email em sua caixa de entrada, abre o link e visita a página de confirmação o Mautic dispara um evento para aquele contato.
Este evento consiste na verificação da visita de uma URL variável. Este evento muda o Lead do segmento inicial (Pending list) e associa ao segmento (Confirmed List).
Após a dupla confirmação do Lead é po0ssível enviar campanhas com baixo índice de BOUNCE, REJECTED, RETURNED, BLOCKED emails.