Mautic - Campanha de Email Marketing Double Opt in | Morettic

Mautic – Campanha de Email Marketing Double Opt in

porLuis Augusto Moretto

Mautic – Campanha de Email Marketing Double Opt in

O que significa o termo "Double Opt in" no Marketing Digital

No Marketing Digital o termo “Double Opt in” significa que não basta a pessoa adicionar seus dados nos campos de um site, demonstrando seu interesse em receber uma newsletter ou comunicados em geral de uma empresa.

Para que haja o “Double Opt in” a empresa, após receber os dados do Lead, envia um email com um link de confirmação da assinatura.

Para que o Lead seja confirmados de fato, é necessário que a pessoa interessada também acesse seu email e clique no link de confirmação, reafirmando pela segunda vez seu interesse em receber tais comunicações (daí vem o “Double” no termo).

Ocorre uma dupla confirmação do interesse de um indivíduo em receber email marketing de uma empresa.

Qual a importancia de utilizar a estratégia double opt in?

Você quer ter uma confirmação, uma garantia de que o visitante da sua página colocou o e-mail correto na hora de inscrever-se em sua lista?

Para isto basta implementar a estratégia Double Opt-in: O primeiro e-mail enviado a esse lead que se cadastrou irá solicitar que ele faça uma confirmação de cadastro.

Para confirmar tal cadastro ele vai precisar clicar em um link que você vai mandar no e-mail.

Este link leva a uma página de confirmação, onde será acionado um gatilho do Mautic através de um tracking code, identificando a visita do Lead na página.

Como implementar double opt in com o Mautic?

1) Criar um página de captura

Você deve criar uma landing Page e nesta página de conversão incorporar um formulário do mautic para captura dos seus Leads.

Lembre-se deve ocorrer uma troca para que o Lead “passante” vire um Lead “entrante”.

Assim você pode oferecer uma recompensa como um e-book, brindes etc conforme o nicho do negócio.

Landing Page with Mautic Form
Landing page para captura de email do lead (formulario do Mautic)

2) Crie uma campanha no Mautic

Para construir sua campanha Double Optin você precisa:

  1. Criar o segmento Pending List : Neste segmento estão todos os Leads que cadastraram os dados mas nao abriram nem visualizaram a página de confimação
  2. Criar o segmento Confirmed List: Lista dos usuários que visualizaram a página de confirmação
  3. Email de confirmação: Para o double optin é necessário um email que será enviado automaticamente após o Lead se cadastrar.  Este email terá o link para a página de confirmação
  4. Página de confirmação: Uma página com uma mensagem de confirmação e agradecimento ao Lead por ter chego até lá. Nestá página deve ser inserido um tracking code do Mautic para capturar a visita do Lead;
  5. Emails da campanha: No exemplo são três mensagens mas crie sua campanha conforme suas necessidades.
Double optin Mautic campaign
Campanha do Mautic Double optin

O processo tem o seguinte mecanismo: O Lead se cadastra, o Mautic envia o email de confirmação. Neste primeiro momento o Lead vai para o segmento Pending Contact.

Assim que o Lead abre o email em sua caixa de entrada, abre o link e visita a página de confirmação o Mautic dispara um evento para aquele contato.

Este evento consiste na verificação da visita de uma URL variável.  Este evento muda o Lead do segmento inicial (Pending list) e associa ao segmento (Confirmed List). 

Após a dupla confirmação do Lead é po0ssível enviar campanhas com baixo índice de BOUNCE, REJECTED, RETURNED, BLOCKED emails.