Mindset empreendedor em ecossistemas de inovação

porLuis Augusto Moretto

Mindset empreendedor em ecossistemas de inovação

A mentalidade ou, em inglês, o mindset do empreendedor inovador é uma das características mais marcantes das Startups. A forma de pensar em ecossistemas de inovação se destaca por fatores, tais como a prática constante da colaboração, a noção de que errar faz parte do aprendizado e a aceitação de inovações com muito menos resistência cultural e a clareza que qualquer empreendimento necessita de capital financeiro para fazer a turbina girar!

Mindset Inovador nas Startups

Diversidade Cultural

A diversidade cultural influencia fortemente a abertura da sociedade sendo comum a troca de ideias e a colaboração inclusive entre possíveis concorrentes. No caso, valorizam-se as as boas ideias acima de formação acadêmica ou cargo exercido.

Uma qualidade do mindset inovador é a humildade. Isso ocorre devido ao grande número de falhas pelas quais os empreendedores passam. Valoriza o capital do conhecimento independente se ela estiver trabalhando em uma garagem ou em um escritório de coworking

Conhecimento

Para empreender é preciso estar ciente de que os desafios para ter uma Startup são vários e, como resultado, uma em quatro morrem no primeiro ano de vida. Engana-se, no entanto, quem pensa que falhar é algo negativo.

A ideia basicamente trata do princípio de que, se você errar, faça-o logo e
aprenda com isso o mais rápido possível para se levantar e tentar de novo.
A falha deve ser visualizada de um prisma positivo, pois prova que você botou a cara a tapa e está tentando de novo, mas dessa vez com o aprendizado do que deu errado.

Não é algo que acabou com a sua vida, pelo contrário, é uma etapa
importante. Para acelerar o processo de aprendizado, deve-se testar a hipótese ou validar o modelo de negócios um um MVP.

Capital Financeiro

A mentalidade e diversidade cultural são ingredientes essenciais para empreender em um Startup, mas sem o Capital Financeiro são insustentáveis.

No caso, para um bom produto chamar a atenção de um investidor é necessário um MVP. O produto mínimo viável da mais segurança ao investidor das possibilidades do produto e serviço no mercado (assim como o modelo de monetização). Como resultado, as chances de conseguir o aporte são maiores.

Quer desenvolver seu MVP? Fale conosco! Deixe seu comentário!