MongoDB – CRUD no banco de dados NoSQL: Parte 1

porLuis Augusto Moretto

MongoDB – CRUD no banco de dados NoSQL: Parte 1

MongoDB & NoSQL operações de CRUD
Tutorial NOSQL parte 1

Nesta série de posts vamos falar do MongoDB. O MongoDB é um banco de dados NOSQL. Suporta buscas por campo, range (intervalo), e por expressões regulares (regex).

As consultas suportam funções JavaScript personalizadas no formato JSON. Campos em um documento no MongoDB podem ser indexados com índices primários ou secundários. Oferece ainda suporte para transações multi-documento a partir da versão 4.0 l do MongoDB.

1) Criando uma base de dados

Para criar uma nova base de dados no MongoDB basta usar o comando use com o nome do banco de dados desejado. Todos os comandos de CRUD serão executados no banco de dados selecionado. Exemplo:

use meuBancoDeDados;

Assim o banco de dados corrente é o “meuBancoDeDados” ou seja: todas as operações de crud serão armazenadas nesta base de dados.

2) Inserindo dados

Vamos demonstrar como inserir um único registro na base. Para isso usamos o comando db.”entidade”. Neste exemplo a entidade é user conforme abaixo:

db.user.insert({name: "Moretto", age: 42});//Insert one

Quando necessário podemos adicionar registros em lote ou bulk action. O método é o insertMany

db.user.insertMany([//Insert many
    {
        "name": "Max Schwarzmueller",
        "age": 29
    },
    {
        "name": "Manu Lorenz",
        "age": 30
    },
])

3) Removendo dados

Como em qualquer operação de CRUD em certo momento do ciclo de vida do sistema desejamos remover dados da base de dados. No MongoDB temos a opção de remover um registro ou muitos de uma única vez assim como no SQL DELETE com o critério WHERE especificado.

Vejamos como remover um user:

db.user.deleteOne({name: "Manu Lorenz"});

Para remover em lote ou seja um conjunto de users com idade superior a 25 anos fazemos assim:

db.user.deleteMany({age:{$gt:25}})

No exemplo acima usamos o operador $gt -> Greater than do ingles maior que. Assim iremos remover todos o dados onde a idade ou age for superior a 25.

Próximos passos

No próximo post da série vamos ver como filtrar dados retornando um registro ou uma coleção. Veremos ainda como atualizar dados e outras dicas para seu projeto com o MongoDB. Até mais! 😀