Mundo POO: Benefícios da Programação Orientada a Objetos

porLuis Augusto Moretto

Mundo POO: Benefícios da Programação Orientada a Objetos

Programação orientada a objectos com Java
Mundo POO: Programação orientada a objetos

Mundo POO
ProgramaçÃO orientada a objetos

A programação orientada a objetos é um paradigma predominante no desenvolvimento de software. Quase todas as linguagens de programação implementam o conceito. 

Historicamente a POO surgiu com a linguagem Smal Talk na década de 70. Uma linguagem desenvolvida pela Xerox PARC para ensinar a programação as crianças

Entre suas características, permite abstrair os conceitos do mundo real e representar os mesmos através de classes, atributos, métodos e relacionamentos.

Atualmente você não pode desenvolver um App Mobile, a menos que você entenda a abordagem orientada a objetos. O mesmo acontece com o desenvolvimento web com o Python, PHP, JAVA e Ruby.

Por exemplo em Java para utilizar uma biblioteca externa é necessário conhecer POO. Em PHP para carregar uma biblioteca externa com o composer também requer conhecimento da POO!

Outra característica da POO, é que os objetos são autônomos.  Têm seu comportamento encapsulado isolando as regras dentro da classe. Isso melhora a manutenabilidade, a legibilidade e a qualidade de seu software.

A programação orientada a objetos é muitas vezes a abordagem mais natural e pragmática, para solucionar um problema computacionalmente. 

As linguagens POO permitem dividir o problema em pequenas partes chamadas de classes. A somatória das classes da o comportamento desejado.

Vantagens

  • Maximiza o reaproveitamento de código
  • Dividir para conquistar
  • Maior manutenabilidade
  • Design do código mais arrojado

Desvantagens

  • Maior espaço em disco
  • Maior esforço (o tamanho do código é muito maior)
  • Desempenho - requer mais recursos computacionais para rodar
Visitar Mundo POO

Happy Coding! 😀