Node js & Wordpress | Morettic

Node js & WordPress

porLuis Augusto Moretto

Node js & WordPress

O que o Node.js Significa para o WordPress?

nodejs wordpress

Neste post vamos falar sobre as mudanças e melhorias que o Node.js vai trazer a plataforma de gerenciamento de Conteúdo WordPress.

O que é Node.js?

Node.js® é uma plataforma serverside JavaScript construído com o motor de JavaScript V8 do Chrome. O Node.js usa um modelo de E / S assíncrono, orientado a eventos, que o torna leve e eficiente. O ecossistema de pacotes do Node.js, npm, é o maior ecossistema de bibliotecas de código aberto do mundo.

WordPress não está sendo reescrito em Node.js!

Relaxe. WordPress é escrito em PHP, mas a interface de administração do Calypso para WordPress é escrita com ferramentas de front end populares como React e Lodash.

Isso faz parte de uma tendência popular – use o servidor apenas para nos fornecer dados crus do JSON e, em seguida, crie seu aplicativo inteiramente em JavaScript para consumir os dados do JSON. WordPress essencialmente se torna uma API que você pode consultar e armazenar dados

Node.js & WordPress

Se você é um fã do PHP  (como eu sou), saiba que a hegemonia da linguagem está para mudar. Recentemente foi anunciado que a interface de administração do WordPress está mudando de PHP para Node.js.

O WordPress como um gerenciador de conteúdo de código aberto (CMS), fornece o código para uma parte significativa da web.

Existem comentários em blogs que entre 25 e 30% dos sites do mundo são alimentados por WordPress. Assim, uma mudança séria no WordPress significa uma mudança significativa na web.

Inicialmente, verifica-se que apenas a interface de administração do WordPress foi alterada para Node.js a partir do PHP. O motor central do WordPress permanece em PHP e é improvável que mude em breve. Isto é devido a um rico ecossistema de WordPress plug-ins, que mantiveram a compatibilidade durante cinco anos.

O que torna o Node.js  atraente para o WordPress como uma alternativa ao PHP? Entre as vantagens podemos destacar:

 

  1. As páginas são processadas no cliente e não no servidor. Edição de conteúdo de uma página sem ter que salvar  e submeter ao servidor para verificar as mudanças.
  2. O código é armazenado em cache no cliente. Conexão cliente servidor através de JSON – Notação de Objetos javascript. Com isso em conexões lentas, obtem-se um melhor desempenho.
  3. O código do servidor em Node.js está escrito em JavaScript. Isso significa que o código no servidor tira vantagem principalmente do mecanismo de JavaScript do V8, que tem sido bem orientado pelo Google e pela comunidade. Contribuições significativas da comunidade pela Intel e outras empresas melhoraram o desempenho do V8, que beneficia os usuários do Node.js.
  4. Os usuários ainda recebem uma escolha de implementações. Um dos aspectos mais legais do WordPress (e um número de outros principais aplicativos da web PHP) é que você pode escolher entre mais de uma implementação do PHP para executá-lo. Facebook desenvolveu HHVM para executar o seu site massivamente popular, e WordPress funciona em HHVM, bem como o projeto original do PHP. 

Considerações

O núcleo do WordPress se moverá do PHP para o Node.js? Eles certamente precisariam descobrir uma maneira de suportar o legado do plugin WordPress. Mas uma futura API RESTful para o núcleo do WordPress pode constituir um novo afastamento do PHP e consequentemente restringir o mercado da linguagem.