O que é aplicativo mobile híbrido e quais as vantagens desse investimento? | Morettic

O que é aplicativo mobile híbrido e quais as vantagens desse investimento?

porGuia de Investimentos

O que é aplicativo mobile híbrido e quais as vantagens desse investimento?

O desenvolvimento de um aplicativo mobile híbrido ganha cada vez mais espaço em um cenário que conta com o uso crescente de diferentes dispositivos no dia a dia.

Isso porque se tornou indispensável que as empresas busquem a adaptação para sobreviver no mercado, mas também para alcançar destaque.

Esse tipo de investimento é uma importante estratégia em meio a popularização dos recursos digitais, seja para grandes empresas que atuam no varejo, como com a venda de persianas para escritórios ou para outros setores e portes.

No entanto, antes de apresentar especificamente o desenvolvimento de um modelo híbrido, é válido abordar outras vantagens gerais que uma empresa pode alcançar ao apostar em um aplicativo.

Por que investir em um aplicativo?

Sem dúvidas, esse tipo de plataforma permite alcançar as mais variadas propostas e, conforme será apresentado, pode ser elaborada de formas distintas.

No entanto, é interessante dar ênfase a um fator em comum, pois seja uma empresa de locação de máquina de café ou de qualquer outro setor, os aplicativos surgem como uma forma de suprir as necessidades do mercado de forma mais personalizada e ágil.

Além de abordar os destaques associados ao modelo híbrido, é válido citar que os aplicativos tornam-se uma forma de alcançar um diferencial competitivo e de obter dados mais precisos dos consumidores.

Sendo assim, ao reunir a lista dos principais benefícios dessa forma de investimento, é imprescindível dar ênfase aos seguintes fatores:

  • Valorização da marca;
  • Alcance de mais clientes;
  • Relação mais próxima da audiência;
  • Potencialização da fidelidade.

Nesse contexto, também é importante que os empreendedores tenham consciência de que os aplicativos são adotados em diferentes ocasiões. No entanto, isso ocorre principalmente como uma forma de obter mais comodidade.

Isso é algo que se enquadra desde um contato mais direto e ágil com a empresa até a análise de serviços ou produtos oferecidos em uma plataforma específica.

Para se ter uma ideia, um usuário que deseja obter informações sobre o desenvolvimento de um projeto em uma loja de moveis planejados SP pode acessar rapidamente o aplicativo para usar o chat.

Ao considerar questões como essas, é possível analisar que os cuidados devem ser reforçados, essencialmente em relação ao quanto é funcional e agradável para os usuários.

O que é um aplicativo mobile híbrido?

Para compreender de uma forma mais clara o conceito de aplicativo híbrido, o modelo nativo também deve ser abordado e, entre as principais características desses recursos, é válido abordar:

Aplicativo nativo

De uma forma geral, o modelo nativo é caracterizado por ter um desenvolvimento específico para cada plataforma, o que resulta em uma interface que se adequa ao padrão apresentado em diferentes meios.

Se uma empresa que realiza a reforma de imóveis cria um aplicativo para android, que utiliza a linguagem de programação Java ou para iOS ou ainda Objective-C, trata-se de uma plataforma nativa.

Dessa maneira, pode-se dizer também que a exploração dos recursos do dispositivo é positiva devido ao acesso total.

Aplicativo híbrido

O aplicativo classificado como híbrido abrange aspectos da opção anterior e de uma categoria que recebe o nome de web app. Ou seja, um aplicativo acessado por meio de um navegador, em que as funcionalidades do dispositivo não são utilizadas.

Todavia, ao alinhar essas características, o híbrido viabiliza a elaboração de um aplicativo que seja nativo e também conte com o uso por navegador.

Por exemplo, se uma empresa de pintura predial almeja uma plataforma que respeite o sistema do dispositivo, mas que ainda integre as informações com o site correspondente ao Web App, o híbrido pode ser a solução ideal.

Sendo assim, o aplicativo híbrido conta com uma linguagem diferenciada devido aos sistemas em que pode ser empregado e, hoje em dia, há a possibilidade de encontrar diversos recursos para suporte no desenvolvimento.

Conheça outros aspectos dos aplicativos híbridos

Com o conceito do aplicativo híbrido apresentado, para compreender de uma forma ainda mais ampla o impacto que esse tipo de recurso apresenta, é interessante abordar outros aspectos, o que envolve também suas vantagens.

Imagine uma empresa que comercializa itens para decoração, como papel de parede arabesco e está na fase de testes de um aplicativo.

Nesse caso, o híbrido surge como uma solução interessante devido a possibilidade de estar em diferentes plataformas, além do fato de contar com um prazo relativamente curto para a prototipação dos layouts.

Ainda mais, com esse tipo de aplicativo, é possível alcançar resultados que sejam atrativos e funcionais, o que conforme é indispensável para as empresas.

Afinal, a experiência do usuário é cada vez mais priorizada ao abordar estratégias comerciais e, nesse caso, não seria diferente, uma vez que o desenvolvimento tem impacto direto na qualidade do uso.

Além dos aspectos abordados, é interessante considerar que as exigências do mercado mudam constantemente, o que pode ter um grande impacto financeiro, caso as mudanças demorem ou sejam ineficazes. 

Ao apostar no modelo híbrido, um grande benefício para empresas de instalações elétricas ou de qualquer outro setor, é a possibilidade de realizar as modificações no código de forma ágil.

Dicas para ter um aplicativo de sucesso

Quando a aposta em um aplicativo é realizada, é muito comum que existam dúvidas sobre o que pode ser adotado para obter ainda mais sucesso.

Claramente, cada marca apresenta suas necessidades, o que influencia de forma significativa o direcionamento de cada etapa na elaboração de um aplicativo.

No entanto, há algumas dicas gerais que podem ser adotadas pelos profissionais que desejam potencializar os resultados obtidos com esse recurso, tais como:

Defina um objetivo

Ter uma meta clara é um fator decisivo para a elaboração e execução de uma estratégia comercial e não seria diferente ao se tratar do desenvolvimento de um aplicativo mobile híbrido.

Para se ter uma ideia, um aplicativo e sistema para restaurante podem ser empregados em prol de uma maior proximidade com o público.

Além dessa possibilidade, pode ser necessário empregar uma solução para a solicitação mais ágil de orçamentos e outras informações.

Essas são algumas das necessidades que podem ser atendidas com um aplicativo e, diante da diversidade de situações, é fundamental que desde o princípio o objetivo seja claro.

Para isso, basta imaginar que a ausência de uma meta clara tem impacto no direcionamento dos esforços, escolha de recursos adequados e, consequentemente, pode resultar em prejuízos devido às exigências de alterações.

Conheça seu público-alvo

De certo modo esse tópico está conectado com o anterior, principalmente ao considerar que para ter um objetivo claro também é fundamental que exista um perfil bem definido do público-alvo.

Isso se deve ao fato de que não há um padrão a ser seguido e que ao conhecer o tipo de público, essa será uma das principais pautas para desenvolver um aplicativo que atenda suas reais necessidades.

Acrescenta-se a esse cenário o fato de que o público de uma empresa que comercializa cosméticos provavelmente apresentará exigências distintas em relação a uma plataforma elaborada para uma marca da área veicular.

Até mesmo em áreas semelhantes o público pode apresentar aspectos totalmente distintos. Isso reforça a importância de levantar informações socioeconômicas, demográficas e demais aspectos que sejam relevantes para um conhecimento preciso.

Priorize a qualidade no layout

O layout do aplicativo da sua empresa, naturalmente, deve ter como base as necessidades do público, porém, há outros fatores que devem ser considerados, como as tendências.

Apesar de qualquer finalidade que o aplicativo possa atender, é preciso que exista conhecimento das oportunidades de inovar e surpreender o público.

Desse modo, não basta criar esse tipo de plataforma, é preciso investir para que seja a melhor possível, o que viabiliza o fortalecimento da imagem da empresa diante o público, parceiros e possíveis investidores.

Invista em divulgação

Não basta ter um aplicativo de qualidade e não investir em táticas para torná-lo conhecido por seu público, certo?

Desse modo, trata-se de uma ferramenta que pode mudar significativamente sua relação com os clientes e, conforme citado, atrair mais negócios. Por isso, apostar em uma boa divulgação é indispensável.

É importante que a sua audiência saiba que agora há meios mais favoráveis de solicitar um serviço ou adquirir determinado item, por exemplo, ao checar as opções e valores dos produtos.

Por esse motivo, elaborar metodologias específicas para o aplicativo do empreendimento em outras plataformas, como publicações nas mídias sociais ou anúncios no blog da marca, pode ser decisivo para que mais pessoas utilizem.

Sem dúvidas, para que essas dicas sejam adotadas e um aplicativo híbrido capaz de proporcionar diversas vantagens para a marca e sua audiência seja elaborado, é preciso buscar por profissionais de confiança.

Afinal, é uma forma de garantir uma codificação qualificada, assim como a obtenção de informações úteis para o projeto multiplataforma e a prevenção de prejuízos a curto, médio e longo prazo.