O que é o Modelo Canvas como plano de negócios? 🛩️ | Morettic

O que é o Modelo Canvas como plano de negócios? 🛩️

porHellen Gestão Click

O que é o Modelo Canvas como plano de negócios? 🛩️

Na hora de abrir uma empresa ou mesmo de reformulá-la, o plano de negócios é uma ferramenta de extrema importância para desenvolver e esboçar o seu empreendimento. Você sabe o que é o modelo canvas?

canvas para o planejamento de negócios
canvas para o planejamento de negócios

Para tanto, ele funciona como um mapa, que reúne todas as informações relevantes da empresa.

Para ajudar nessa tarefa, existe o Modelo Canvas, bastante simples e versátil, pois combina com empreendimentos de todos os portes e segmentos de mercado. A partir dele, é possível criar um plano de negócios completo.

Se você tem interesse em aprender mais sobre esse assunto, inclusive, o que é o Modelo Canvas como plano de negócios, continue lendo este artigo. Aqui, você encontra as seguintes informações:

  • O que é o Modelo Canvas
  • Como aplicar no plano de negócio
  • Modelo Canvas e ERP

O que é o Modelo Canvas

O Modelo Canvas é um instrumento utilizado para criar o plano de negócios da empresa que você está abrindo ou mesmo que deseja reestruturar. Em ambas as situações é um grande aliado porque ajuda a visualizar o seu negócio como um todo.

Nesse sentido, assemelha-se a um mapa, onde deve constar as informações necessárias, as quais são divididas em nove blocos. Uma dica é iniciar o plano escrevendo em um quadro, para que as informações possam ser remanejadas de modo a contribuir com a sua construção.

Afinal, ao decidir abrir uma empresa, surgem muitas ideias, que devem ser filtradas, a fim de que permaneçam apenas aquelas que vão dar consistência ao seu negócio. É como se você esculpisse a ideia inicial até transformá-la no seu negócio.

Além disso, não se pode esquecer de nada, como público, recursos, receitas, pontos de vendas, etc. Ou seja, são várias as informações necessárias para abrir uma empresa e o plano de negócios ajuda a organizá-las.

Como aplicar no plano de negócio

O Modelos Canvas conta com nove blocos, que se referem aos principais aspectos a levar em consideração na hora de fazer um plano de negócios. Veja quais são eles:

Segmento de clientes: Quem são os clientes do seu negócio, isto é, quem são os consumidores que mais possivelmente se interessem pelo seu serviço ou produto? É essencial identificar o seu público alvo, pois essa definição guiar outras ações do seu plano de negócios.

Relacionamento com clientes: Sabendo quem são os seus clientes em potencial, determine como vai se dar a relação com eles. Internet, lojas físicas, representantes comerciais, etc. Enfim, por onde o seu público pode entrar em contato com a sua marca.

Canais: Os canais também são formas de relacionamento com o seu público, porém, referem-se, em especial, aos pontos de venda. Ou seja, onde os consumidores conseguem adquirir os seus produtos ou serviços.

Proposta de valor: Além do que é o produto ou serviço em si que você oferece, a proposta de valor é o que mais ele significa. São os seus benefícios, o valor agregado que pode ser usufruído ao ser usado. Saber qual é o valor da sua empresa é essencial para promovê-la de maneira apropriada.

Atividade-Chave: Consiste na principal atividade que a sua empresa desempenha, podendo ser mais de uma a atividade chave. Isso pode ser o mais fácil de identificar, mas também é o mais importante e, para quem está iniciando, é essencial ter essa informação bem nítida.

Parcerias principais:Hoje, a terceirização de atividades dentro de empresas se tornou bastante comum, pois consegue dar dinamismo e eficiência à operação. Até mesmo a atividade chave pode ser feita por terceiros. Desse modo, é preciso avaliar se você vai se valer dessa possibilidade.

Estrutura de custos: São as despesas que o seu negócio tem para funcionar. É necessário reunir todos os custos, saber quando vencem e organizar de modo a iniciar o planejamento financeiro da sua empresa.

Fontes de receita: Também deve integrar o controle de finanças do seu negócio e consiste em identificar da onde vem o dinheiro para a sua empresa funcionar. Em geral, é por meio das vendas, mas pode haver outras fontes.

Recursos principais: Por fim, os recursos é tudo aquilo que você precisa para funcionar, englobando tanto a estrutura física, quanto os funcionários e o que mais for precisa para desempenhar a atividade chave.

Modelo Canvas e ERP

Depois de fazer o plano de negócios da sua empresa, através do Modelo Canvas, chega a hora de organizar e planejar o dia a dia da sua empresa. Para tanto, um sistema ERP é extremamente útil.

A sigla significa Enterprise Resource Planning e pode ser traduzido como Software de Gestão Empresarial. Isso porque consiste em uma plataforma onde todas as tarefas cotidianas são executadas.

Assim, o controle financeiro, a gestão de estoque, as vendas, o marketing e os demais setores e atividades do seu negócio são executados de um mesmo lugar.

Há também banco de dados, relatórios e muitos outros recursos.Busque sempre um software integrado entre os setores do seu negócio, contribuindo para que, depois de criado, o seu plano de negócios seja colocado em prática com sucesso.