O que é Time-Box?

porLuis Augusto Moretto

O que é Time-Box?

Introdução

SCrum time boxVocê já deve ter ouvido sobre. Mas o que é Time-box na metodologia de gerenciamento ágil de projetos Scrum?

A técnica de Timebox no Scrum, consiste em definir o tempo máximo para atingir as metas, tomar uma decisão ou executar um conjunto de tarefas. A ideia é maximizar o tempo fazendo o melhor que a equipe pode neste intervalo. Assim, em vez de começar a trabalhar em algo até sua finalização de forma indefinida, é acordado de antemão o tempo limite para cada tarefa de projeto.

O Time-boxe é usado para criar regularidade.  Na prática consiste em uma quantidade de tempo, ou seja uma duração fixa que não poderá aumentar. Como exemplo de um time-box, o Sprints de um projeto deverá ter duração fixa com no mínimo 2 semanas e no máximo 4 semanas. O tempo das Sprints de um projeto são fixas e não devem variar ao longo do projeto.

“Se vc escolheu usar o time-box de 3 semanas para os seus Sprints, use sempre 3 semanas!”

Os Sprints são iniciados imediatamente após o outro, sem intervalos ou gaps entre eles. Durante o Sprint o Scrum Master deve evitar mudanças que possam afetar o objetivo traçado para aquele Sprint . Além disso o Scrum master deve proteger o time de desenvolvimento resolvendo todos e qualquer impedimento de projeto.

Exemplos de Time Box

  • Daily meeting: reunião diária deve durar exatamente 15 minutos;
  • Sprint: duração mínima de 2 semanas máximo de 4 semanas;
  • Planning poker: Atividade de planejamento do Sprint. Deve durar entre 6 e 12 horas de forma a ser realizada em no máximo 2 dias;
  • Sprint Review: reunião para apresentar o produto do Sprint. Duração: 4 horas;
  • Retrospectiva: reunião de lições aprendidas pelo time. Duração: 4 horas;

Vantagens

  1. Reuniões mais focadas e objetivas, conforme tema planejado.
  2. A prática do conceito de  Timebox ajuda os gestores e a equipe a saber quanto tempo é necessário para realizar uma tarefa.
  3. Eliminação do desperdício de tempo
  4. Evita-se procrastinar as tarefas mais difíceis de serem feitas, pois estão na lista do backlog a devem ser cumpridas dentro da Sprint;
  5. Dedicação exclusiva para a tarefas dentro do time-box
  6. Ajuda a compreender a complexidade e o tempo para realização das tarefas