OnSen UI | Framework HTML 5 Híbrido para Web e Mobile | Morettic

OnSen UI | Framework HTML 5 Híbrido para Web e Mobile

porLuis Augusto Moretto

OnSen UI | Framework HTML 5 Híbrido para Web e Mobile

Onsen UI é um framework para o desenvolvimento de aplicativos híbridos para Android, iOS e Web usando Javascript e HTML 5.

onsen ui framework
Framework Hibrido HTML 5 Javascript

Introdução

Onsen UI é um framework  de interface UI híbrido. Sua licença é de código aberto. Possui componentes para desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos HTML5.

Permite aos desenvolvedores criar aplicativos móveis usando tecnologias da Web como CSS, HTML5 e JavaScript.

Embora originalmente tenha sido baseado em AngularJS e suportado jQuery, com sua versão 2, a UI Onsen tornou-se agnóstica de estrutura de JavaScript.

Na prática isso significa que significa que os desenvolvedores podem criar aplicativos móveis com ou sem qualquer estrutura de JavaScript.

Simplicidade

A inicialização dos componentes de interface devem respeitar o ciclo de vida. Ou seja: para inicializar os componentes de interface é necessário carregar todos os componentes em memória no dispositivo.

Para fazer isso no Cordova um projeto padrão deve declarar o a inicialização das lógicas de negócio dentro do evento onDeviceReady.

Abaixo um exemplo com o Cordova “default”.

Com o OnSen UI o código fica extremamente mais simples de ser inicializado. O objeto “ons” JavaScript está disponível globalmente e tem vários métodos e propriedades úteis.

Javascripts e CSS requeridos

Para utilizar o Framework onSen UI em seu projeto é bastante simples. Basta carregar os Javascripts e CSS no Header de sua Página.

Arquitetura do framework

Onsen UI foi desenvolvido com tecnologias da Web padrão, incluindo HTML5, JavaScript e CSS.

Onsen UI tem três camadas:

  1.  Componentes CSS,
  2. Web Components e
  3. Framework bindings.

É sua decisão escolher qual deles usar em seu projeto. Os componentes CSS e os componentes da Web são criados em cima dos padrões da Web, e nenhuma dependência adicional é necessária.

Todos os componentes de interface do Framework são componentes da Web, personalizados para definir cada componente como tags.

Portanto, o Framework é puramente escrito em JavaScript (ES6) e é agnóstico.

Se você gosta de usar frameworks DOM como jQuery, Backbone ou Bootstrap, você pode escolher a la carte!.

Happy Coding! 😀