Plataforma Firebase Web em Ambiente de Produção?

porLuis Augusto Moretto

Plataforma Firebase Web em Ambiente de Produção?

Firebase WEb plataforma
Plataforma Firebase

Introdução

A Morettic tem como metodologia analisar e fazer provas de conceitos com tecnologias emergentes.  Anteriormente utilizamos com exito o Firebase Crash Reporting

Podemos afirmar que o Firebase é uma marca bonita, misturada ao Google Cloud e cheia de artigos, vídeos e guias para orientá-lo.

Fornece APIS e recursos para construir banco de dados em tempo Real.  O armazenamento Firebase vem com CDN e SSL gratuitos – todos executados na plataforma Google Cloud. Isso significa performance para servir arquivos para qualquer número de usuários em todo o mundo.

Se você está procurando hospedagem de configuração zero para seu próximo aplicativo de site estático, considere realmente o Firebase como uma opção, mesmo que você não use nenhum dos outros serviços do Google.

Assim  esse post demonstra como fazer um demo com o Firebase Web e implantar na Cloud. A cada estágio vamos dar umas dicas para você como lições aprendidas.

Criando seu primeiro projeto firebase web

Para adicionar o Firebase ao seu app, é necessário um projeto, o Firebase SDK e um pequeno snippet de código de inicialização com alguns detalhes sobre seu projeto.

♥*** Instale o Node.js em seu ambiente de desenvolvimento ***♥

Após criar o seu Projeto e certificar que o node.js está instalado execute o seguinte comando:

npm -g install firebase-tools

Após instalar as bibliotecas do firebase, autorize sua conta no cliente npm. Esse comando irá direcionar para um link de uma página de autenticação no Google.

firebase login

Depois de realizar o login você pode implantar o seu website da seguinte forma:

firebase deploy
TEla de deploy com sucesso no firebase
Firebase Deploy

É possível testar localmente com o seguinte comando na pasta raiz de seu projeto:

firebase serve

Vai inicializar o seu website em localhost:5000. O resultado e o template rodando.

Demo Firebase WEB APP
Demo Firebase Deployed APP

Dicas

Pagar $ 100 por mês por algo que você pode executar com um Droplet de $ 5 DigitalOcean é algo que leva a refletir sobre uma arquitetura sem “servidor”.

Com seu próprio código de servidor, você ganhará manutenção e produtividade. Apesar da escalabilidade do Firebase existem fatores limitantes. 

A plataforma é excelente para construir o MVP ou prova de conceitos.  Mas para migrar dados como um banco de dados relacional ou Orientado a Objetos você enfrentará sérios problemas!

Além disso  a exportação dos dados, emails, só é possível mediante contato com o time do firebase!

É uma mudança de paradigma que paraliza sua capacidade de inovar.

Happy Coding! 😀