Startup Podcast: afinal do que estamos falando? | Morettic

Startup Podcast: afinal do que estamos falando?

porLuis Augusto Moretto

Startup Podcast: afinal do que estamos falando?

Afinal do que estamos falando?

startup podcastEm primeiro lugar o meu agradecimento por você estar lendo este post. Eu sou o Luis Augusto Machado Moretto, Bacharel em Ciências da Computação, Especialista em Desenvolvimento Gerencial, Msc Knowlegde Management and Engineering, SCJP (Sun certified Java Programmer), SCJA (Sun certified Java Associate) e Founder da Morettic.

Já escrevi artigos científicos mas aqui vou fazer um mix da realidade objetificada com experiências e emoções em uma abordagem às vezes sistêmica, outras holística ou ainda apenas tecnocêntrica (sociotecnológica?).

Vou compartilhar um pouco do meu conhecimento, das lições aprendidas e também meu mindset com vocês! A idéia é criar um repositório de informações e conhecimento para gerar valor a você leitor!

Batendo um papo

Apesar do Startup Podcast ja ter alguns posts publicados, decidi apresentar a você um pouco da filosofia que o fez emergir. Vamos falar aqui um pouco sobre a era do conhecimento e das revoluções tecnológicas e sociais. Somos observadores e experimentos de inovações em todos os segmentos de nossa sociedade: educação, transporte, comunicação, turismo, segurança, saúde…. Isso não e novidade!  O mundo é “plano” e a tecnologia rompe barreiras físicas e conceituais.

 E para falar de tecnologia, componente essencial de qualquer inovação é que estamos aqui!

Unicórnios como Uber, Xiaomi, Airbnb, Snapchat, SpaceX, Facebook e outras de sucesso (avaliadas em US$ 1 bilhão), invadiram nossas vidas com possibilidades antes inimagináveis!

Trilhando um crescimento milionário, alteraram o fluxo econômico (Airbnb, Uber…) e na grande maioria revolucionaram o cotidiano nessa era digital interconectada. Analisando cada um dos casos pude observar que o sucesso está atrelado a um conceito: A engenharia a serviço da gestão. Ou seja uma tecnologia que resolve um problema, muda um paradigma ou redesenha sistemas sociais.

Uma propriedade emergente é que os sistemas de inovação têm como meta gerar resultados (ROI) em curtos ciclos de vida. Por isso decidi produzir o Startup Podcast. Cada vez mais as Startups precisam de métodos técnicas e ferramentas para maximizar a produtividade, a qualidade e manutenibilidade dos Softwares e Apps.  Com base nesse pensamento digo para vocês que as tecnologias, as pessoas e os processos são elementos chave em qualquer inovação.

E nos próximos encontros

A implicação disto, é que uma Startup deve levar em consideração a seguinte tríade:

  • Pessoas:  o capital do conhecimento, um ativo intangível de alto valor.
  • Processos:  fazem com que os sistemas se comportem da maneira que são. E esse comportamento está diretamente relacionado a capacidade de inovação absorvendo novos requisitos e dando respostas ágeis as demandas.
  • Tecnologias: dão suporte às demandas da gestão no tempo, formato e  para agente social que tem um problema!

Com base neste pensar é que vamos nos conectando no Startup Podcast através de posts e informações para você! Se tiveres uma sugestão para um post, uma idéia, comentário, compartilha conosco!

Utilize sua conta do Facebook e deixe seu comentário!

Autor

Luis Augusto Machado Moretto – Founder
projetos@morettic.com.br
+55 (48) 99600-4929
Floripa – SC – Brasil