Introdução a Programação Orientada a Objetos com Java

porLuis Augusto Moretto

Introdução a Programação Orientada a Objetos com Java

Objetivo

  • Compreender o que é uma classe
  • Compreender o que é um método
  • Compreender o que é um atributo

Classe atributo e método

O paradigma de programação orientada a objetos – POO, surgiu como uma maneira natural de pensar o mundo e escrever programas de computador. 

A primeira linguagem de programação a implementar o paradigma da POO foi Smalltalk. Atualmente a POO é um padrão de programação amplamente difundido. Diversas linguagens de programação implementam como: Javascript, C++, Delphi, PHP, Java entre outros.

Abstração

Onde quer que você olhe no mundo ao seu redor você vê objetos. Pessoas, animais, plantas, carros, computadores, celulares, etc. Os humanos pensam em termos de objetos e daí a importância da POO. 

Todos os objetos do mundo real possuem atributos como cor, tamanho, modelo, marca, data de nascimento etc. Os atributos são as características de um determinado objeto.

Assim a programação orientada a objetos modela o software em termos semelhantes aqueles que as pessoas utilizam para descrever os objetos do mundo real. 

Uma classe define o molde dos objetos. Os objetos atribuem valor aos atributos de uma classe. Um objeto é também chamado de instância de uma classe. Uma classe se assemelha a uma planta arquitetônica enquanto o objeto seria a construção.

Programação orientada a objetos
Programação orientada a objetos

A POO trabalha com o conceito de métodos para definir o comportamento de um objeto. Um método é similar a uma função ou procedimento da programação estruturada. 

Os métodos representam a troca de mensagens entre os objetos. Um método pode ter retorno e parâmetros em sua chamada.  Por exemplo o objeto carro tem um método para acelerar e outro para frear. 

Outro conceito de extrema importância na POO é o encapsulamento. Este conceito trata de proteger os atributos e os métodos de uma classe. Vejamos um exemplo: Você  pode dirigir um carro sem conhecer o funcionamento do motor, freios, sistema de escapamento etc.

A POO com Java utiliza um estilo de programação chamado de Camel CaseEste estilo consiste em um padrão de nomenclatura de Classes, atributos e métodos.

Vejamos um exemplo de uma classe “Java Bean”

pessoa classe java
Classe CustomerVO com atributos, métodos e utilizando o encapsulamento

Prática

Liste 5 objetos do mundo real. Descreva seus atributos e quais os comportamentos possíveis para cada um deles (métodos).

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo:

Ficou com dúvida ou quer fazer um comentário? Utilize o espaço abaixo para colaborar! Aguardamos sua mensagem!