JPA – o que é uma Unidade de Persistência: exemplo Hibernate Postgres

porLuis Augusto Moretto

JPA – o que é uma Unidade de Persistência: exemplo Hibernate Postgres

JPA – Unidade de Persistência Java

A unidade de persistência é utilizada para configurar as informações referentes ao provedor do JPA (implementação da especificação JPA) e ao banco de dados. Neste arquivo são mapeadas as classes que serão entidades do banco de dados.

Para definir a unidade de persistência utilizamos um arquivo XML persistence.xml . Deve ser criado dentro da pasta META INF do projeto, através deste arquivo podemos definir quantas unidades de persistência for necessárias para o projeto. Em caso de multiplos bancos de dados.

Exemplo de unidade de persistência mapeado para um banco de dados Postgres:

Unidade de persistência Java

Unidade de persistência Java

Criando uma unidade de persistência no NetBeans

O NetBeans fornece uma forma mais simples (next, next, finish) de criação da unidade de persistência.

Passo 1:

Clique com o botão direito no projeto e selecione a opção Novo → Outro…, na tela de Novo arquivo selecione a categoria Persistence e o tipo de arquivo Unidade de Persistência.

Passo 2:

Clique em Próximo > para definirmos as propriedades do banco de dados. Na tela de Provedor e banco de dados digite um nome para a unidade de persistência, escolha qual a biblioteca de persistência, defina a conexão com o banco de dados e qual a estratégia para geração de tabelas

O nome da unidade de persistência é utilizado quando criamos um EntityManager através deste nome o EntityManager encontra as configurações do banco de dados. A biblioteca de persistência é a implementação do JPA utilizada para acessar o banco de dados (existem diversas implementações), neste exemplo estamos utilizando o framework Hibernate.

Passo 3:

Para utilizarmos o Hibernate precisamos adicionar as bibliotecas ao projeto. Assim clique com o botão direito no projeto e selecione a opção Propriedades, nesta tela selecione a categoria Bibliotecas, após isso clique no botão Adicionar biblioteca…, adicione as bibliotecas Hibernate JPA e Postgres JDBC Driver.

Passo 4:

Conexão com o banco de dados é uma URL formada pelo nome do driver de banco de dados, definir o host (IP), porta, nome da base de dados, usuário e senha da conexão.

Estratégia de geração de tabelas
­

  • Criar ­ o JPA cria a estrutura de tabelas no banco de dados.
  • Apagar e criar ­ o JPA apaga a estrutura existente e cria uma estrutura nova das tabelas do banco de dados.
  • Nenhum ­ Nós criamos manualmente as tabelas do banco de dados.