Utilizando o Maven no Netbeans para importar a API Gson

porLuis Augusto Moretto

Utilizando o Maven no Netbeans para importar a API Gson

Introdução

Neste post vamos apresentar o Maven e importar a API Gson. O Objetivo é mostrar para quem não conhece a ferramenta de automação de build de código e o processo de transformação automática de um Objeto Java em um Json utilizando a API do Gson que será importada por meio do Maven. Ao final mostramos um video com um tutorial passo a passo de como fazer a importação e converter os objetos. Esperamos que gostem e compartilhem com seus amigos 😀 Happy coding!

O que é o Maven?

Apache Maven

O Maven é uma ferramenta de automação de construção de código usada principalmente para projetos Java.

Maven descreve como o software é construído e suas dependências. Ao contrário das ferramentas anteriores, como o Apache Ant, usa convenções para o procedimento de compilação e apenas as exceções precisam ser escritas.

Um arquivo XML descreve o projeto de software sendo construído, as dependências de outros módulos e componentes externos. Define a ordem de construção, os diretórios e plug-ins necessários. Ele vem com alvos pré-definidos para executar certas tarefas bem definidas, como compilação de código e o empacotamento (.jar .war. etc)

Usando a API google-gson

O Gson é uma biblioteca Java que pode ser usada para converter objetos Java em sua representação JSON.

Também pode ser usado para converter uma string JSON em um objeto Java equivalente. O Gson pode trabalhar com objetos Java arbitrários, incluindo objetos pré-existentes dos quais você não possui código-fonte.

Existem alguns projetos de código aberto que podem converter objetos Java em JSON. A maioria deles exige que você coloque anotações Java em suas classes; algo que você não pode fazer se não tiver acesso ao código-fonte.

A maioria também não suporta totalmente o uso de Java Generics. Gson considera ambos como metas de design muito importantes.

Importando a API

Em sua IDE de preferência configure a dependência abaixo no Maven (pom.xml):

<dependency>
  <groupId>com.google.code.gson</groupId>
  <artifactId>gson</artifactId>
  <version>2.8.4</version>
</dependency>

Exemplo de uso

gson gae Java

gson gae Java

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Video tutorial