O que é Spring Framework Java?

porLuis Augusto Moretto

O que é Spring Framework Java?

Introdução ao Spring Framework

O Spring Framework é uma plataforma Java que fornece suporte abrangente à infraestrutura para o desenvolvimento de aplicativos Java. Spring lida com a infraestrutura para que você possa se concentrar no seu aplicativo.

O Spring permite que você construa aplicativos a partir de “objetos Java simples e simples” (POJOs) e aplique serviços corporativos de forma não invasiva a POJOs. Esse recurso se aplica ao modelo de programação Java SE e ao Java EE completo e parcial.

Exemplos de como você, como desenvolvedor de aplicativos, pode usar a vantagem da plataforma Spring:

  • Faça um método Java executar em uma transação de banco de dados sem ter que lidar com APIs de transação.
  • Torne um método Java local um procedimento remoto sem precisar lidar com APIs remotas.
  • Torne um método Java local uma operação de gerenciamento sem ter que lidar com APIs JMX.
  • Torne um método Java local um manipulador de mensagens sem ter que lidar com as APIs do JMS.

Injeção de Dependência e Inversão de Controle

Aplicativos Java – um termo flexível que executa a gama de applets restritos a aplicativos corporativos do lado do servidor de n camadas – geralmente consistem em objetos que colaboram para formar o aplicativo adequado. Assim, os objetos em um aplicativo têm dependências um do outro.

Embora a plataforma Java forneça uma grande variedade de funcionalidades de desenvolvimento de aplicativos, ela não tem meios de organizar os blocos básicos de construção em um todo coerente, deixando essa tarefa para arquitetos e desenvolvedores. 

Design Patterns

É verdade que você pode usar padrões de projeto como Factory , Abstract Factory , Builder , Decorator e Service Locator para compor as várias classes e instâncias de objetos que compõem um aplicativo. No entanto, esses padrões são simplesmente: as melhores práticas que recebem um nome, com uma descrição do que o padrão faz, onde aplicá-lo, os problemas que ele aborda e assim por diante. Os padrões são as melhores práticas formalizadas que você deve implementar em seu aplicativo.

O componente de Inversão de Controle do Spring Framework (IoC) aborda essa preocupação fornecendo um meio formalizado de compor componentes diferentes em um aplicativo totalmente funcional pronto para uso. 

O Spring Framework codifica padrões de design formalizados como objetos de primeira classe que você pode integrar em seus próprios aplicativos. Numerosas organizações e instituições usam o Spring Framework desta maneira para projetar aplicações robustas e de fácil manutenção .