Programação Orientada a Objetos: Encapsulamento

porLuis Augusto Moretto

Programação Orientada a Objetos: Encapsulamento

Atenção

  • O paradigma de orientação a objetos consiste basicamente em organizar o software como uma coleção de objetos que incorporam a estrutura de dados e o comportamento;
  • Orientação a objetos contrasta com a programação estruturada, na qual a estrutura de dados e o comportamento são fracamente conectados;
  • Foco nos dados (objetos) do sistema, não nas funções;
  • O comportamento muda mais que a estrutura de dados;
Programação orientada a objetos
Programação orientada a objetos

Introdução

Afinal o que é e pra que serve o encapsulamento?Encapsulamento é a técnica de transformar os objetos que compõem uma aplicação em verdadeiras caixas-pretas.

De fato, se pensarmos em termos de informática, é possível para um usuário comum usar uma impressora sem nem mesmo entender seu funcionamento interno. Imagine o desastre que seria se todos os usuários resolvessem abrir suas impressoras para investigar o que há dentro delas.

Da mesma forma, ao construir uma classe, devemos fazê-lo de forma que o usuário desta classe tenha acesso apenas aos métodos que permitem ler informações da classe ou fornecer os dados necessários para sua correta operação. O funcionamento interno da classe deve permanecer oculto e acessível somente aos métodos da própria classe.

O encapsulamento deve ser aplicado de forma a permitir que alterações na estrutura interna de uma classe não prejudique o funcionamento do código externo que a usa.

Como implementar o encapsulamento em Java

O primeiro passo para encapsular um atributo de sua classe é utilizar a palavra reservada private antes da declaração do atributo. Com a palavra reservada private, o atributo ou método fica visível apenas dentro da classe.

Para acessar os atributos externamente implementa-se dois métodos para cada atributo. Um método get para ler o atributo e um método set para informar um valor. 

O método get tem um tipo retorno similar ao atributo lido. Pode-se comparar o método get a uma função. 

O método set atribui um valor ao atributo. Compara-se a um procedimento que realiza uma ação mas não tem retorno.

Abaixo exemplo de encapsulamento na classe Pessoa dos atributos nome e cpf;

 

pessoa classe java
Classe pessoa

Deixe seu comentário ou dúvida abaixo:

Ficou com dúvida ou quer fazer um comentário? Utilize o espaço abaixo para colaborar! Aguardamos sua mensagem!