Programação Orientada a Objetos: Estrutura de uma classe

porLuis Augusto Moretto

Programação Orientada a Objetos: Estrutura de uma classe

Objetivo

  • Compreender a estrutura de uma classe
  • Compreender como se declara um atributo
  • Compreender como se declara um construtor de classse
  • Compreender como se declara um método
  • Compreender o princípio do Encapsulamento
Programação orientada a objetos
Programação orientada a objetos

Introdução

A programação orientada a objetos faz a abstração dos conceitos do mundo real em representações computacionais. Estas representações são feitas através das Classes, seus atributos e métodos. 

Toda classe tem um método construtor que tem como propósito inicializar os valores dos atributos. 

Os métodos (função / procedimento) definem o comportamento de uma objeto. 

Estrutura de uma Classe

Na figura abaixo temos um exemplo de uma classe Pessoa em Java. Esta classe representa uma pessoa com dois atributos: nome e cpf. 

A classe tem um construtor que recebe dois parâmetros (valores). O Nome da pessoa e o seu cpf. 

Ex: Nome = Luis, 
CPF = 022.368.621-14

pessoa classe java
Classe pessoa

Construtor

O construtor de classe serve para inicializar os valores de um objeto. O construtor de classe em Java está sempre presente mesmo quando não for declarado. Ele é chamado implícito quando a classe não declara um construtor. 

O Construtor de classe é como um método. Serve para definir o comportamento do objeto em sua inicialização

Os atributos de uma classe podem ser dos tipos primitivos da linguagem ou sua própria classe.  Os atributos são privados para implementar o encapsulamento

Atributos

Os atributos de uma classe podem ser dos tipos primitivos da linguagem ou sua própria classe.  Os atributos são privados para implementar o encapsulamento

Métodos