Programação Orientada a Objetos: Estrutura de uma classe

porLuis Augusto Moretto

Programação Orientada a Objetos: Estrutura de uma classe

Objetivo

  • Compreender a estrutura de uma classe
  • Compreender como se declara um atributo
  • Compreender como se declara um construtor de classse
  • Compreender como se declara um método
  • Compreender o princípio do Encapsulamento
Programação orientada a objetos
Programação orientada a objetos

Introdução

A programação orientada a objetos faz a abstração dos conceitos do mundo real em representações computacionais. Estas representações são feitas através das Classes, seus atributos e métodos. 

Toda classe tem um método construtor que tem como propósito inicializar os valores dos atributos. 

Os métodos (função / procedimento) definem o comportamento de uma objeto. 

Estrutura de uma Classe

Na figura abaixo temos um exemplo de uma classe Pessoa em Java. Esta classe representa uma pessoa com dois atributos: nome e cpf. 

A classe tem um construtor que recebe dois parâmetros (valores). O Nome da pessoa e o seu cpf. 

Ex: Nome = Luis, 
CPF = 022.368.621-14

pessoa classe java
Classe pessoa

Construtor

O construtor de classe serve para inicializar os valores de um objeto. O construtor de classe em Java está sempre presente mesmo quando não for declarado. Ele é chamado implícito quando a classe não declara um construtor. 

O Construtor de classe é como um método. Serve para definir o comportamento do objeto em sua inicialização

Os atributos de uma classe podem ser dos tipos primitivos da linguagem ou sua própria classe.  Os atributos são privados para implementar o encapsulamento

Atributos

Os atributos de uma classe podem ser dos tipos primitivos da linguagem ou sua própria classe.  Os atributos são privados para implementar o encapsulamento

Métodos

Os métodos definem o comportamento de um objeto. Como os atributos da classe são em geral privados, deve-se implementar um método get para recuperar o mesmo e outro set para atribuir um valor 

Encapsulamento

O Encapsulamento consiste em proteger os atributos de uma classe. Isto significa restringir o acesso direto ao atributo (variável) de uma classe. 

Assim a técnica consiste em declarar os atributos como private. Para leitura e escrita de cada um deles iremos implementar um método get com o retorno do mesmo tipo do atributo. E ainda um método set com um parâmetro do mesmo tipo do atributo a ser definido.

Os métodos get e set devem ser públicos. Assim é possível acessar os atributos externamente a classe.

Prática

1) Crie um projeto em Java na sua IDE de preferência.
2) Implemente uma classe Pessoa em Java com os seguintes atributos. nome (String), cpf(String), rg(String), idade.(Date)
3) Implemente outra classe Carro com a placa(String), cor (String) e proprietário (Pessoa).

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