Programação Orientada a Objetos: Exercícios de Fixação 1

porLuis Augusto Moretto

Programação Orientada a Objetos: Exercícios de Fixação 1

Exercícios de Fixação: Fundamentos da POO

Programação orientada a objetos
Programação orientada a objetos

1) Pesquise sobre os seguintes conceitos da orientação a objetos e responda com suas palavras (individual)

  • Qual o seu entendimento para o conceito de uma Classe na orientação a objetos?
  • O que é um atributo? Exemplifique com conceitos do mundo real.
  • Descreva a diferença entre uma classe e um objeto. Diga qual seu entendimento sobre uma instância de uma classe.
  • O que é um método? Como um método se compara a programação estruturada com funções e procedimentos?
  • O que é e para que serve o encapsulamento? Quando eu devo implementar e como funciona?
  • Descreve para que serve o construtor de classe. O construtor pode receber parâmetros? O que é um construtor de classe implícito no Java?
  • O que é a abstração na Orientação a Objetos? Qual o seu propósito para o desenvolvimento de software?

2) Exercícios práticos: Dado o diagrama de Classes abaixo, implemente em Java:

Programação orientada a objetos modelo de classes exercício 1
Diagrama de classes
  • As classes
  • Atributos
  • Faça o encapsulamento dos atributos
  • Declare um construtor de classe para o Renavam recebendo uma pessoa e um carro.
  • Crie um programa principal (PSVM) para seu projeto
  • Instancie um objeto de cada classe e chame seus métodos;
  • Monte um relatório com as informações do RENAVAM. Imprima o conteúdo dos atributos na tela com o System.out.println e chame o método get / set correspondente.
  • Construa pelo menos 3 carros, 3 proprietarios e 3 documentos de renavam

3) Exercício Desafio

Ao finalizar o exercício 2 implemente uma classe chamada ControleRenavam que tem um construtor recebendo um Renavam. Esta classe tem um método do tipo public void exibeRelatorio. Neste método encapsule a lógica implementada para montar o relatório do renavan.