Programação Orientada a Objetos: Lista de Exercícios 2

porLuis Augusto Moretto

Programação Orientada a Objetos: Lista de Exercícios 2

Lista de Exercícios 2: Encapsulamento

Programação orientada a objetos

1) Crie uma classe denominada Elevador para armazenar as informações de um elevador dentro de um prédio.

A classe deve armazenar o andar atual (térreo = 0), total de andares no prédio (desconsiderando o térreo), capacidade do elevador e quantas pessoas estão presentes nele.

A classe deve também disponibilizar os seguintes métodos:

  • Construtor: Deve receber como parâmetros a capacidade do elevador e o total de andares no prédio (os elevadores sempre começam no térreo e vazio);
  • Entra: para acrescentar uma pessoa no elevador (só deve acrescentar se ainda houver espaço);
  • Sai: para remover uma pessoa do elevador (só deve remover se houver alguém
    dentro dele);
  • Sobe: para subir um andar (não deve subir se já estiver no último andar);
    Desce : para descer um andar (não deve descer se já estiver no térreo);
    Encapsular todos os atributos da classe (criar os métodos set e get).

2) Crie uma classe Televisao e uma classe ControleRemoto que pode controlar o volume e trocar os canais da televisão. O controle de volume permite:

  • aumentar ou diminuir a potência do volume de som em uma unidade de cada vez;
  • aumentar e diminuir o número do canal em uma unidade
  • trocar para um canal indicado;
  • consultar o valor do volume de som e o canal selecionado.

Fonte: http://www.facom.ufu.br/~bacala/POO/lista1.pdf