Programação Orientada a Objetos: Lista de Exercícios 3

porLuis Augusto Moretto

Programação Orientada a Objetos: Lista de Exercícios 3

Lista de Exercícios 3: Fixação

Programação orientada a objetos

Lista de exercícios para fixação dos conceitos da Programação Orientada a Objetos em java. Objetivo é compreender a estrutura básica de uma classe em Java. 

Além disso praticar a abstração para desenvolver a capacidade de analisar um problema e fazer uma representação computacional utilizando a orientação a objetos como paradigma de programação

  1. Implemente uma classe Proprietário
  2. Declare os seguintes atributos na classe:
    1. Nome
    2. CPF
    3. RG
    4. Data de Nascimento
    5. Rua
    6. Bairro
    7. Cidade
    8. Estado 
    9. Cep
    10. Complemento
  3. Faça o encapsulamento dos atributos da classe Proprietário
  4. Os atributos nome, cpf e rg são obrigatórios (crie um construtor com esses parâmetros)
  5. Implemente uma classe Carro
  6. Declare os seguintes atributos na classe:
    1. Modelo
    2. Cor
    3. Ano
    4. Marca
    5. Chassi
    6. Proprietário
    7. Velocidade máxima
    8. Velocidade atual
    9. Nr de portas
    10. tem teto solar?
    11. Nr Marchas
    12. tem cambio automatico?
    13. Volume de combustível
  7. Faça o encapsulamento da classe Carro e seus atributos
  8. Implemente o método acelera que aumenta a velocidade de 1 em 1 km/h
  9. Implemente o método freia que para o carro – Velocidade = 0 km/h
  10. Implemete o método troca marcha
  11. Implemente o método reduz a marcha;
  12. Altere a classe Proprietário para que o atributo Endereço vire uma classe;
  13. Encapsule os atributos da classe Endereço;
  14. O endereço do proprietário não pode ser vazio (altere no construtor para receber o endereço);
  15. Todo veículo tem um proprietário obrigatoriamente (implemente um construtor de veículo passando o proprietário como parâmetro);
  16. A marcha ré nao pode ser engatada se o a velocidade for superior a 0 KM/h;
  17. Implemente um método que calcule a autonomia de viagem do veículo com base no consumo médio passado como parâmetro;
  18. Implemente um método para exibir o volume de combustível 
  19. Transforme o atributo Marca de um carro em uma classe Marca com nome, nrDeModelos, ano de lançamento e código identificador
  20. Instancie um objeto da classe Carro, Pessoa, Endereço, Marca e relacione os objetos utilizando os métodos ou construtores quando necessário.