Sacadas para planejar o Sprint Backlog

porLuis Augusto Moretto

Sacadas para planejar o Sprint Backlog

O  que é o Sprint Backlog?

backlog_sprint

O Sprint Backlog é uma lista ordenada de User Stories, que a equipe acredita que possam ser completadas durante o próximo Sprint. Esta lista é um subconjunto do Product Backlog onde estão priorizadas todas as User Stories do projeto.

Esses itens são puxados a partir do topo do Product Backlog durante a Reunião de Planejamento da Sprint.

Estas User Stories estão no topo do Product Backlog, porque o Product Owner, priorizou junto ao cliente com base no critério de geração de valor e no ROI.

Cada história do Sprint deve ter uma pontuação atribuída a ela, com base no esforço relativo necessário para completar a história. A Equipe determina a melhor forma de trabalhar com a Sprint Backlog.

No entanto, quando possível, eles devem trabalhar sobre os itens de maior valor em primeiro lugar.

Stakeholders do Sprint Backlog

time_scrum

  1. Product Owner: Faz o mapeamento e a priorização do Backlog assim como analise da geração de valor e do ROI junto ao cliente;
  2. Scrum Master: Remove os impedimentos da Equipe;
  3. Time Scrum: Equipe multidisciplinar e auto-organizada formada de até 5-9 pessoas; Consiste em programadores, analista, designer, tester etc.

Todos no projeto trabalham juntos colaborativamente, para completar o conjunto de trabalho com o qual se comprometeram conjuntamente para um Sprint.

Dicas para planejar o Sprint Backlog

  1. Envolva toda a equipe no processo;
  2. Discuta como cada item do User Story será implementado e sua complexidade;
  3. Identifique todas as tarefas de natureza técnica ou não;
  4. Reveja as tarefas do Sprint e se elas cabem dentro do mesmo; ou seja o escopo cabe dentro da Sprint?

Reunião de Planejamento do Sprint

O Sprint Planning Meeting é uma reunião na qual estão presentes o todos os Stakeholders do projeto, assim como qualquer pessoa interessada que esteja representando a gerência ou o cliente.

Nesta atividade do Scrum, o Product Owner apresenta as User Stories de maior prioridade para o time. A equipe interage de forma que ocorra o compartilhamento do conhecimento e todos possam compreender o escopo da Sprint. Assim a equipe técnica tem conhecimento da complexidade do Sprint e consegue estimar o esforço para a realização das tarefas.

Considerações para execução do Sprint planejado

Assim que o time prevê o número de histórias que podem ser realizadas no Sprint Backlog, o escopo deve ser blindado até o final do Sprint. No entanto, se durante o Sprint o Product Owner decidir há uma característica de maior valor de negócio que precisa entrar no Sprint, deve ocorrer uma interrupção no mesmo.

Se houver uma interrupção que mude drasticamente as prioridades do Sprint, o Product Owner pode abortar a Sprint. Neste caso, a equipe realiza, uma nova reunião Sprint Planning e um novo Sprint é iniciado.

Como tudo no Scrum vale ressaltar que o planejamento do Sprint é uma atividade Time-Box!