Scrum como metodologia de gerenciamento de projetos para gerar valor na sua empresa com agilidade!

porLuis Augusto Moretto

Scrum como metodologia de gerenciamento de projetos para gerar valor na sua empresa com agilidade!


scrum

O Scrum é uma metodologia de gerenciamento de projetos de software baseado na premissa ágil. Sua adoção soluciona a questão de longos ciclos de desenvolvimento e incompatibilidades entre os requisitos de um produto e a sua implementação.

Assim a Morettic, buscando entregar software funcionando e que, em curto espaço de tempo gere valor para o cliente, adotou a metodologia Scrum. Neste sentido dentro de nossos processos e em todos os estágios dos projetos valorizamos e promovemos a comunicação e o compartilhamento de informações e do conhecimento.

O objetivo é ter o feedback contínuo do cliente, validando assim nossos deliverables. A cada entrega estamos ajustando as necessidades e melhorando continuamente a qualidade dos produtos e serviços ondemand.

Assista ao vídeo com depoimentos de Luis Augusto Machado Moretto Founder da Morettic e Luiz Fernando Gamba  Diretor da Genimo e compreenda como o Scrum potencializa a geração de resultados e valor.


Para atingir estes resultados, adotamos algumas práticas como:

  1. Stories: Identifica quem é o usuário e o que ele deseja em uma única sentença;
  2. Sprint: Curto ciclos de desenvolvimento com “time box” de 2 a 4 semanas;
  3. Daily Meetings: Reuniões diárias para rever regularmente as melhorias incrementais feitas pela equipe de cada Sprint. Isso aumenta o nível de comunicação entre a equipe desenvolvimento, o cliente e reforça uma visão compartilhada para cada incremento feito;
  4. Dashboard: Painel ou quadro onde todos os stakeholders visualizem e compartilham diariamente as atividades do Sprint;

Junto com estas práticas temos um conjunto de valores que direcionam as pessoas e os processos:

“Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas
Software em funcionamento mais que documentação abrangente
Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
Responder a mudanças mais que seguir um plano”

Como visto o Scrum como metodologia é fácil de aprender mas sua maestria é complexa. Uma característica da metodologia é o sentimento de evolução do projeto que percebido por todos os stakeholders;

Ocorre que no primeiro Sprint de qualquer novo projeto falando de maneira metafórica, é como ter um novo carro. Ele é ótimo tem muitas características novas mas o motorista ainda está aprendendo o que todos os botões fazem. Neste estágio do projeto devem ser definidos elementos arquiteturais, comportamentais do produto ou serviço. Ainda assim o product owner está levantando todos os requisitos para o novo Sprint e ainda comunicando a equipe das demandas do Sprint atual.

Um indicador de acompanhamento do projeto é o Burndown chart. Usar o Burndown chart ao longo da Sprint, permite mensurar os pontos das histórias finalizadas ao longo dos dias e ter uma visibilidade do ritmo de trabalho da equipe, verificando se o ritmo está adequado para atingir a meta da Sprint, cumprindo com o que foi planejado.

Exemplo de um burndown chart. A linha vermelha é o planejado. A linha Azul é o como foi realizado o sprint.

Exemplo de um burndown chart. A linha vermelha é o planejado. A linha Azul é o como foi realizado o sprint.

Para dar suporte a metodologia e criar uma base de conhecimento, gerando assertividade por parte da Morettic, foi criado um ambiente de projetos ágeis. Este ambiente é baseado na ferramenta Mantis BT que possúi plugins para o Scrum. Além disso a ferramenta permite integrar o repositório de códigos como o GitHub, Svn etc. Assim todas as informações históricas são armazenadas permitindo ao final de cada Sprint gerar lições aprendidas e assim reconhecer as falhas e os acertos.

Gostou? Cadastre seu email no rodapé, curta nossa página no facebook, receba nossos boletins e aguarde novidades!